Jaru Online
Jaru, 21 de abril de 2024

Indigenista denuncia ataque contra povo indígena Zoró em Rondônia

Indígena denúncia ataque na Terra Indígena Zoró — Foto: Divulgação

Indígena denúncia ataque na Terra Indígena Zoró — Foto: Divulgação

A indigenista Ivaneide Bandeira (Neidinha) utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (1º), para denunciar um ataque realizado contra indígenas da etnia Zoró. Segundo a denunciante, a caminhonete de uma das lideranças foi incendiada madeireiros durante o fim de semana.

Neidinha relata que a liderança do povo indígena Zoró está ameaçada e pede medidas protetivas. No vídeo ela também denuncia invasões à Terra Indígena onde o povo habita e pede fiscalização e monitoramento dos órgãos responsáveis.

Nas imagens divulgadas, é possível ver a caminhonete completamente destruída pelo fogo em uma estrada na TI Zoró, que fica localizada entre Rondônia e Mato Grosso.

Ivaneide afirma que dentro do território indígena ocorre a extração ilegal de madeira e que os supostos invasores estão ameaçando os povos originários. Ela pede a retirada imediata dos madeireiros da região. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi acionada.

No final de 2023, a Polícia Federal fez um sobrevoou sobre a Terra Indígena Zoró e encontrou pontos de desmatamento, uma grande área de queimadas e terrenos completamente destruídos pelo fogo.

PF flagra queimada na Terra Indígena Zoró — Foto: PF/Divulgação

PF flagra queimada na Terra Indígena Zoró — Foto: PF/Divulgação

Este ano, em janeiro, um grupo de pessoas foi denunciado à Justiça Federal por atuar com a extração ilegal de ouro no território indígena Zoró. Dez homens são processados por crimes contra a ordem econômica, crimes ambientais e por associação criminosa.

g1 procurou a Funai e a Polícia Federal com questionamentos sobre o ataque sofrido pela liderança Zoró, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

G1

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR