A partir desta quarta-feira (8) apenas clientes usando máscaras poderão entrar em supermercados da rede Irmãos Gonçalves. A decisão atende determinação do Governo do Estado, que através do decreto 24.919 instituiu regras para as empresas autorizadas a funcionar durante a pandemia em Rondônia. A obrigação atinge a todo comércio.
Em Porto Velho, nesta terça-feira (7) sistemas de sonorização e funcionários do Irmãos Gonçalves avisavam os clientes sobre a obrigatoriedade. Embora o decreto determine que, caso a pessoa não possua máscara, a empresa deva “ofertá-las a todos na entrada do estabelecimento”, a rede diz que não dispõe e vai proibir a entrada dos clientes.
Por outro lado, as máscaras descartáveis sumiram do mercado rondoniense.
Segundo o decreto, além dos supermercados estão obrigados a exigir ou fornecer máscaras açougues, panificadoras, supermercados, atacadistas, distribuidoras, lotéricas, serviços funerários, clínicas de atendimento na área da saúde, clínicas odontológicas, laboratórios de análises clínicas e farmácias, consultórios veterinários, comércio de produtos agropecuários, pet shops, postos de combustíveis, indústrias, obras e serviços de engenharia e lojas de materiais de construções, oficinas mecânicas, autopeças e serviços de manutenção, hotéis, hospedarias, escritórios de contabilidade, advocacia, cartórios e restaurantes à margem das rodovias.
Segundo o artigo 5° do decreto, essas atividades devem adotar providências mínimas, como limpeza minuciosa diária de todos os equipamentos, componentes, peças e utensílios. Também devem dispor locais com água e sabão para lavar as mãos com frequência e/ou disponibilização de álcool 70%, luvas, máscaras e demais equipamentos recomendados para a manutenção de higiene pessoal dos funcionários, distribuidores e demais participantes da atividade.