Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Governo de Rondônia alega problemas e não divulga dados a 02 dias; Acre anuncia 21 casos de Coronavírus

Bem diferente de Rondônia, que há mais de 48 horas não atualiza os dados de Coronavírus no Estado, alegando problemas na plataforma do Ministério da Saúde, no Acre os números são amplamente divulgados para alertar a população sobre a realidade. Veja posição desta terça-feira (24):

Casos no Acre 

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que subiu de 17 para 21 o número de casos confirmados de contágio por coronavírus no estado, segundo o Centro de Infectologia Charles Mérieux, em Rio Branco, nesta terça-feira, 24.

As quatro pessoas mais recentes a testar positivo para a Covid-19 são um comerciante de 40 anos, um pecuarista de 49 anos, um empresário de 52 e um servidor público de 70 anos.

Dois deles contraíram a doença após contato direto com o presidente de uma cooperativa agroextrativista de 81 anos. Outros dois foram infectados por uma pessoa que já tinha sido contaminada pelo mesmo idoso.

O homem de 81 anos segue internado na UPA do Segundo Distrito com o quadro estável.

Já os quatro infectados estão em isolamento domiciliar sob monitoramento dos técnicos das Vigilâncias Epidemiológicas do Estado e do Município de Rio Branco.

 

 

Explicação do Governo RO

 

Ministério da Saúde muda plataforma de informações e altera rotina de envio de dados

O Ministério da Saúde (MS) está em processo de mudança e adequação na plataforma de dados que agrega as informações relacionadas ao novo coronavírus (Covid-19), com limitação de acesso aos Estados e mudança na nomenclatura de casos.

Uma das mudanças foi quanto à utilização do sistema de notificação REDCap, que está sendo integrado ao link  Kibana/formsus2. A alteração causou instabilidade nas informações e impediu o envio de relatório para compor o Boletim 11, que deveria ser emitido na segunda-feira (23), pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), gerência ligada à Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).

O coordenador do Cievs estadual, Sid Orleans, explicou que o sistema do Ministério, além de corrigido para o funcionamento normal, brevemente será atualizado com novas definições operacionais que serão definidas pela pasta de saúde do Executivo Federal.

Nessa configuração, o Ministério da Saúde divulga os casos notificados (todos os registros), os casos descartados, que são os que já tem resultado do exame laboratorial, os casos confirmados e há ainda uma nova variável para casos aguardando resultado.

Os únicos dados de acesso do Estado de Rondônia ao novo link do kibana/formsus2, no dia 24 de março, às 17:37  horas são 555 casos notificados de coronavírus em Rondônia, sendo, 48 descartados e 3 casos confirmados, divulgados anteriormente.

Dados detalhados com a situação individual dos municípios não estão disponíveis nesse processo de integração.

 


COMPARTILHAR