Jaru Online
Jaru, 19 de junho de 2024

Governo de RO é reconhecido por qualificação e compromisso dos profissionais do Serviço de Inspeção Estadual

O Governo de Rondônia foi destaque pela qualificação profissional e comprometimento das equipes que atuam no Serviço de Inspeção do Estado, durante a reunião de encerramento de auditoria técnico-administrativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para manutenção do selo Sisbi/POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que aconteceu de 2 a 5 de abril, em dois frigoríficos, de Ariquemes e Porto Velho.

Selo de qualidade Sisbi segue os rigores do Serviço de Inspeção Federal

O selo de qualidade Sisbi segue os mesmos rigores e exigências do Serviço de Inspeção Federal (SIF), possibilitando aos estabelecimentos que o possuem, a comercialização de produtos para outros estados, abrindo mercados externos para o agronegócio rondoniense.

O reconhecimento, além de evidenciar a importância do trabalho desenvolvido pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), nos frigoríficos e agroindústrias, reforça a confiança que a população tem no Serviço de Inspeção Estadual, que é o principal responsável pela sanidade dos produtos de origem animal, os quais são ofertados ao consumidor.

O governador do Estado, Marcos Rocha enalteceu a atuação da Idaron frente às exigências do Mapa, acrescentando que o agronegócio de Rondônia vem conquistando importantes resultados e alcançando novos mercados por conta do trabalho desenvolvido pela Agência de Defesa Sanitária. “Com a parceria do setor produtivo, nesse caso, representado por estabelecimentos frigoríficos, o serviço veterinário oficial de Rondônia se tornou referência, sendo usado como case de sucesso por Agências de Defesa Sanitária de outros estados”, ressaltou.

Auditoria do Mapa com avaliação técnica do Sisbi ocorreu em dois frigoríficos, em Ariquemes e Porto Velho

De acordo com o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, o Mapa realiza auditorias periodicamente, para verificar se as agências estaduais estão trabalhando conforme as exigências estabelecidas pelo Governo Federal. “O objetivo é proporcionar ao consumidor a oferta de produtos livres de patógenos”, afirmou.

Representando o Mapa durante a auditoria, o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal da Agricultura de Goiás, André Brandão Alves mencionou que, a inspeção precisa garantir que a fabricação dos produtos alimentícios de origem animal siga as normas higiênico-sanitárias estabelecidas pela legislação vigente. “Isso vem sendo cumprido com seriedade em Rondônia, o que nos fez ter uma impressão positiva sobre o trabalho desenvolvido”, destacou.

AUDITORIA

Durante a auditoria técnica, integrantes do Mapa se reuniram com a equipe da Idaron, na sede da Agência, em Porto Velho, e realizaram auditoria técnico-administrativa em dois frigoríficos, um em Ariquemes e outro na Capital. Como resultado, um relatório será gerado e servirá de base para as adequações apontadas pelos auditores.

Enquetes

Em qual destes nomes de pré-candidatos você votaria para prefeito de Jaru nas próximas eleições?

  • Jeverson Lima (MDB) (52%)
  • Patrick Faelb (PL) (37%)
  • Cassia Gomes (Podemos) (7%)
  • Weligton Pereira (NOVO) (4%)

Total de Participantes:: 2.496

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR