Jaru Online
Jaru, 9 de maio de 2024

Estudantes brasileiros estão com medo retornar às aulas presenciais na Bolívia

Estudantes de Medicina que residem em Guajará-Mirim estão enfrentando um grande problema nesse momento de pandemia. É que eles tiveram que voltar às aulas presenciais na UAB (Universidade Autônoma de Beni, da cidade de Guayaramirin, Bolívia).
Os alunos dizem que estão tendo que atravessar a Fronteira por meio de embarcações com coletes compartilhados a todo momento por Bolivianos e Brasileiros. Além disso, também estariam enfrentando filas enormes para poder atravessar.
Estudantes dentro da zona portuária de Guajará-Mirim (RO), aguardando na fila para atravessar o rio Mamoré em rumo a Bolívia | Foto: Rondoniaovivo
Eles relatam que do lado Boliviano as pessoas não usam máscaras, e para chegar à Universidade precisam pegar táxi. A faculdade não possui estrutura adequada para esse momento de pandemia. Um grupo de alunos fotografou as salas de aula, que seriam abafadas e sem ventilação.
Alunos se queixam do grande risco de contágio em massa e de também de trazer o vírus para dentro de cada casa de estudantes. Eles explicam que a situação só está ocorrendo por que a Universidade Autônoma de Beni está exigindo a volta ás aulas de forma presencial.
Eles não entenderam a medida adotada pela universidade já que na Bolívia, na cidades de Cobija, fronteira com Acre, as aulas continuam online.
Rondoniaovivo

COMPARTILHAR