Jaru Online
Jaru, 25 de dezembro de 2024

Dr Hildon e Léo Moraes disputam 2° turno das eleições em Porto Velho

A eleição para a prefeitura de Porto Velho será decidida no 2º turno entre  Dr Hildon Chaves(PSDB) e Léo Moraes (PTB). De acordo com a apuração de votos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (2), Dr Hildon ficou em primeiro lugar com 57.954 votos, ou seja, 27,20% do total. Já Léo obteve 55.656 votos, isto é, 26,12% do total. O segundo turno será no dia 30 de outubro.

Veja a apuração completa para prefeito e vereador.

O candidato Dr Hildon, que acompanhou a apuração de casa, vibrou com a primeira colocação nas eleições da capital. Em entrevista, o candidato contou sobre o resultado.

Dia de votação em Porto Velho: Candidato Dr. Hildon (PSDB) abraça filhos a cada hora que é atualizado a apuração dos votos (Foto: Jheniffer Núbia/G1)Dr. Hildon (PSDB) abraça filhos na apuração
(Foto: Jheniffer Núbia/G1)

“Eu não posso falar que foi uma surpresa porque a gente esperava isso. Nós víamos isso nas ruas, mas é uma coisa tão distante para uma pessoa que nunca foi candidato a nada, simplesmente desde a primeira urna até agora, estar na liderança. Eu não consigo explicar o que eu estou sentindo nesse momento. Eu sinto que as nossas propostas, a nossa candidatura estão conectadas com as pessoas de Porto Velho”, diz.

Ainda conforme Hildon, sua campanha eleitoral no primeiro turno pode ser considerado um ‘estouro’, visto que muitos não acreditavam que ele ficasse em primeiro lugar.

“A principal mudança foi a conexão das nossas ideias, das nossas propostas com a população de Porto Velho. Foi isso que nos trouxe ao primeiro lugar do 1° turno, tendo começado essa campanha sem o apoio de grupos políticos, sem o apoio de grupos econômicos. Eu digo que comecei essa campanha com apenas um voto, que era o meu, e hoje nós temos esse estouro de votos, essa votação que foi altamente expressiva, e isso indica a conexão com as propostas, com a população de Porto Velho”, comenta.

Léo Moraes também acompanhou o resultado da apuração em casa, junto da família. Em entrevista, o candidato diz que está otimista para a campanha de 2° turno.

Dia de votação em Porto Velho: O candidato Léo Moraes acompanhou a apuração dos votos em família."Foi muito animado, com a família fica tudo bem" (Foto: Hosana Morais/ G1)Léo Moraes acompanhou a apuração dos votos
em família  (Foto: Hosana Morais/ G1)

“Ficou muito claro que a população de Porto Velho é está cada vez mais madura, é está insatisfeita com o cenário é exigente. A gente fica muito feliz em ter, mas do que ter sido lembrado, ter passado muito bem para o segundo turno mostra que nós temos que nós temos credibilidade de trabalho realizado. Intensificar cada vez mais o olho no olho como nós sempre fizemos. Entendendo os problemas dos bairros como a gente sempre fez”, afirma.

O candidato do PTB também destacou o apoio da família na corrida eleitoral da capital. Segundo ele, os familiares o acompanhou até mesmo na rua.

“Acompanhamos com a família do jeito que estamos aqui. Todo mundo de laranja acompanhando aqui o resultado: esposa, mãe, irmão, tia, primo, nosso vice-prefeito, todo nós que ficamos. Nossos advogados para a gente acompanhar. Expectativa alto astral é mais importante”, acredita.

Dados Porto Velho (Foto: Arte G1)Dados de Porto Velho (Foto: Arte G1)

Campanha
Durante a campanha eleitoral, Dr Hildon não apareceu nenhuma vez entre os três primeiros colocados nas três pesquisas eleitorais divulgadas pelo Ibope, em Porto Velho. No último levantamento, em 30 de setembro, o candidato aparecia com 9% das intenções dos votos válidos.

Já Léo Moraes liderava as duas últimas pesquisas do Ibope. No dia 30 de setembro, o candidato apareceu com 26% das intenções dos votos válidos. Para calcular esses votos, segundo o instituto, haviam sido excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, mesmo procedimento usado pela Justiça Eleitoral.

Propostas
Dr Hildon tem como proposta melhorar o transporte coletivo na capital, mantendo o preço acessível para toda população. Ele também quer criar passe livre para estudantes nos ônibus circulares e recuperar áreas ribeirinhas que foram destruídas na enchente histórica do Rio Madeira, no ano de 2014.

Já Léo Moraes tem como uma das principais propostas construir um Hospital de Trânsito que irá desafogar os atendimentos do Pronto Socorro João Paulo II. Ele também quer diminuir cargos comissionados para aumentar os fundos do município.


COMPARTILHAR