Jaru Online
Jaru, 6 de maio de 2024

Defesa Civil interdita praça para retiradas de árvores em Porto Velho

Vendedores que atuam na Praça Jônatas Pedrosa começaram a desmontar suas barracas após a interdição da praça na manhã desta sexta-feira (16), pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Defesa Civil (Sempedec) de Porto Velho. Segundo o coordernador da Defesa Civil Municipal, Marcelo Santos, os comerciários foram informados na última quarta-feira (14) que a praça seria interditada por causa da retirada de três árvores que estão oferecendo risco aos trabalhadores locais.

De acordo com Marcelo, a Sempedec vistoriou a área e verificou a necessidade da interdição. “Com o vendaval do último domingo (11), nós tivemos muitas ocorrências de queda de árvores e com isso, verificamos que três árvores daqui correm risco de tombamento. Uma das árvores está inclinada 60 graus para o chão, o que oferece um grande risco para quem passa pela praça e para quem trabalha no local”, explicou.

Venderores desmontaram barracas na amnhã desta sexta (16) em Porto Velho (Foto: Hosana Morais/G1)Vendedores desmontaram barracas na amnhã desta sexta (16) em Porto Velho (Foto: Hosana Morais/G1)

O coordenador disse ainda que a retirada será no sábado (17) e no domingo (18). “Hoje estamos acompanhando a retiradas das mercadorias e desmontagem das barracas. Já as árvores serão retiradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) com a apoio da Sempedec e da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb). Ao longo dos dias iremos acompanhar toda a ação”, informou Santos.

Casal desmonta barraca e retira mercadorias após interdição da praça para a retirada de árvores  (Foto: Hosana Morais/G1)
Casal desmonta barraca e retira mercadorias após
interdição da praça para a retirada de árvores
(Foto: Hosana Morais/G1)

Para Regiane Campos, que trabalha na praça há dois anos, embora seja para o bem dos vendedores a tiragem das barracas traz prejuízo. “Nós entendemos que é para o bem que vão cortar as árvores, só que acabamos tendo prejuízos, pois essas madeiras não serão mais reutilizadas, nunca dá certo usar de novo”, declarou.

O casal Rosalina Gonçalves e Emerson Barbosa também estava desmontando a barraca de roupas na manhã de sexta (16). “Na quarta (14) eles nos falaram que iriam retirar as árvores, por isso já tiramos a mercadoria, as lâmpadas e agora estamos desmontando a barraca, pois eles precisam dessa área livre para passar com o caminhão”, contou o casal.

A Sempedec informou ainda que, a partir da próxima segunda-feira (19), os comerciários podem voltar a comercializar seus produtos na praça e que durante a retiradas das árvores, agentes de trânsito irão interditar a avenida Sete de Setembro e a rua Barão do Rio Branco.

´Três árvores serão cortadas da Praça Jônatas Pedrosa em Porto Velho (Foto: Hosana Morais/G1)

COMPARTILHAR