Jaru Online
Jaru, 22 de novembro de 2024

Corpo de empresário é encontrado no rio Jamari após ter se afogado durante pescaria

O corpo do empresário Ezequiel César Barbosa, de 37 anos, foi encontrado nas águas do rio Jamari, na manhã desta segunda-feira (22), em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima desapareceu no rio por volta das 18h de domingo (21), ao tentar desenroscar o anzol da vara de pesca.

Segundo os bombeiros, César, a esposa, o filho de cinco anos e um casal de amigos foram passar o domingo em uma área de banho, localizada no Bairro Monte Cristo. Durante o momento de lazer, a vítima e o amigo realizavam a atividade de pesca.

“Ele estava pescando e lançou a linha na água, mas ela enroscou. Como o rio aqui é tranquilo e aparentemente raso, ele foi até o local para desenroscar o anzol. Nesse momento, ele veio a se atrapalhar ou enroscar no anzol ou na linha, que não conseguiu retornar a superfície, onde se afogou”, comentou o comandante dos Bombeiros de Ariquemes, capitão Odoni Lopes.

De acordo com os familiares, César não sabia nadar, mas ele já tinha experiência de pesca na região. Ao perceberem, os familiares acionaram os bombeiros, que foram ao local e iniciaram as buscas ainda sem os aparelhos de mergulho, mas conseguiram encontrar a vítima.

“Como já era ao escurecer, os bombeiros se retraíram e acionaram a equipe de mergulho. Formamos essa equipe e ao amanhecer, iniciamos as buscas, e em questão de 10 minutos, conseguimos encontrar o corpo da vítima, que não estava em águas profundas e próximo do local que havia desaparecido”, disse Odoni Lopes.

Ezequiel desapareceu no rio Jamari ao tentar desenroscar anzol de pesca, no domingo (21). — Foto: Facebook/ReproduçãoEzequiel desapareceu no rio Jamari ao tentar desenroscar anzol de pesca, no domingo (21). — Foto: Facebook/Reprodução

Ezequiel desapareceu no rio Jamari ao tentar desenroscar anzol de pesca, no domingo (21). — Foto: Facebook/Reprodução

O corpo de César foi encontrado com a vara de pesca na mão. Os bombeiros relataram que o local onde ele estava possui de dois a 12 metros de profundidade. Após ser retirado da água, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ariquemes, onde a causa da morte será apurada.

Afogamentos

Conforme o comandante dos bombeiros, está foi o 8ª morte em decorrência de afogamentos na região do Vale do Jamari, em 2019. Odoni Lopes alertou os banhistas e pescadores a redobrarem os cuidados durante os momentos de lazer, nos rios locais.

“Deve-se ter muito cuidado nesses rios, por que parece que o o rio está com a água tranquila, só que a usina influencia bastante no nível e na correnteza. Então, esses momentos tem que ter muita atenção, e a gente pede que não façam esses tipos de manobra em rios aqui da região”, destacou.

Odoni ainda informou que a equipe tem trabalhado em uma forma de prevenção para os afogamentos, mas o grande número de locais de banho é o principal problema.

“O rio aqui é muito extenso, tem vários locais de banho, e não tem como a gente manter guarda-vidas em todos os pontos, então pra assegurar toda a orla aqui do rio é bem complexo. Por isso que a gente pede, é a consciência da população, para evitar esse mal que está afrontando os banhistas que estão vindo buscar lazer nos fins de semanas”, frisou.


COMPARTILHAR