Jaru Online
Jaru, 7 de maio de 2024

Conheça os melhores alimentos para o corpo e a mente

Nenhum alimento sozinho pode oferecer todos os nutrientes, benefícios para a saúde e energia que o corpo precisa. Ainda assim, é possível introduzir diversas substâncias que proporcionarão uma melhora notável para o corpo e a mente.

 

Alimentos incríveis para o corpo

O caminho para um corpo saudável começa com a dieta e apesar de que nenhum alimento deva ser necessariamente proibido, existem diversas opções que precisam fazer parte da rotina de qualquer pessoa que queira garantir o bom funcionamento do corpo com uma alimentação saudável.

Nesse sentido, uma das melhores comidas disponíveis é o abacate e existem diversos motivos para que ele tenha conquistado a geração millennial. Ótima opção para o café da manhã espalhado em uma torrada, essa fruta é rica em ômega 9 e também é excelente para o cabelo, as unhas e a pele de maneira geral.

Além disso, diferente de outros alimentos que se consumidos à noite podem causar problemas, ao ser ingerida na última refeição diária essa fruta é capaz de estimular a produção do hormônio GH, um dos principais aliados dos fisiculturistas no desenvolvimento de massa muscular e que pode ajudar a qualquer um que queria ganhar músculos.

Uma boa fonte de fibras solúveis e insolúveis, os grãos inteiros como a aveia também são ótimas opções por conter várias vitaminas, minerais e fitonutrientes. Além disso, o consumo desses grãos comprovadamente reduz o colesterol e protege o coração de diversos problemas.

A melhor forma de introduzir a aveia na rotina alimentar é consumir uma tigela de mingau no início do dia. Apesar de parecer simples à primeira vista, essa pode ser uma receita muito versátil.

É claro que a base sempre será a aveia, mas a partir dela é possível adicionar manteiga, canela, frutas como morango e banana e até mesmo whey protein para criar deliciosas versões doces e salgadas.

Inclusive, se a variedade é um dos principais temperos que melhoram a rotina, a tigela de aveia pode ser considerada uma das grandes aliadas para refeições saudáveis e saborosas de todos os dias.

Alimentos incríveis para a mente

Um corpo saudável depende de uma mente sã e escolher os alimentos certos para garantir isso é essencial. Nesse sentido existem várias recomendações, mas poucas são tão importantes quanto os vegetais com folhas verdes, que são comprovadamente um dos principais alimentos para o cérebro.

Esses vegetais são uma excelente fonte de vitamina K e E, além de luteína e betacaroteno. Esse conjunto de elementos incrível está conectado com a preservação do raciocínio cognitivo e melhora do desempenho neurológico, sendo uma das bases para um cérebro funcional.

Inclusive, um estudo recente realizado nos Estados Unidos comprovou que apenas uma porção diária desse tipo de alimento, que pode vir em forma de espinafre, couve ou rúcula refogadas ou salteadas por exemplo, é capaz de até mesmo rejuvenescer o cérebro.

Além das folhas verdes, outro tipo de alimento que pode ser considerado essencial para o bom funcionamento cerebral são as sementes oleaginosas como as avelãs, castanha-do-pará e as nozes.

Os principais benefícios obtidos com a introdução das oleaginosas estão relacionados com a transmissão de informações entre os neurônios, o que pode acelerar o raciocínio cerebral e garantir a velocidade de pensamento.

É impossível falar sobre alimentos bons para o cérebro sem mencionar os diversos tipos de peixes disponíveis. Ricos em ômega-3, muitos estudos já associaram o consumo de peixes a um aprimoramento na memória e no desempenho cognitivo de maneira geral.

Entretanto, aqui é preciso tomar cuidado com o tipo de peixe que será consumido. A principal indicação é escolher apenas peixes com pouco mercúrio, que é uma neurotoxina que se acumula principalmente em alimentos como o atum enlatado.

Nesse sentido, os principais peixes recomendados para quem procura ter um cérebro rápido e saudável são o salmão, as anchovas e o bacalhau. É possível consumi-los de qualquer maneira, mas a forma mais fácil é grelhar na chapa – de preferência com algum vegetal de folha verde.

 


COMPARTILHAR