Jaru Online
Jaru, 23 de novembro de 2024

Como o doce pode ajudar no humor?

 

Uma das ações mais comuns a se realizar em períodos de estresse, após um dia cansativo no trabalho e/ou faculdade, é devorar aquela barra inteira de chocolate que estava guardada na geladeira. Ou aquela torta deliciosa de creme de nutella.

A vontade de consumir alimentos calóricos, especialmente doces, durante esse período se dá pela sensação de alívio e prazer que eles proporcionam.

Essas sensações estão diretamente ligadas à produção de serotonina no organismo, uma substância responsável por promover o bom humor e o sentimento de bem-estar, além da melhora das funções cognitivas.

Além disso, normalmente associamos os doces a momentos agradáveis e prazerosos, certo? Isso é o que nos faz recorrer a ele em períodos de estresse e mal-humor.

Mas, é importante esclarecer que o consumo excessivo de chocolates e afins pode ser prejudicial à saúde. O aumento dos níveis de glicose no sangue pode causar o aumento de peso e, em decorrência disso, o desenvolvimento de doenças como diabetes. Por isso, o consumo deve ser controlado para que não se torne um hábito.

Felizmente, existem alimentos que possuem grande influência no nosso humor, sem causar danos à saúde (e podem vir acompanhados de bebidas em promoção!). Listamos alguns deles, vem ver!

Chocolate amargo

Embora o chocolate de cacau não seja o preferido de muitas pessoas, diversos estudos comprovam que ele pode melhorar a sensação de bem-estar, diminuindo o estresse e agindo positivamente no nosso organismo.

Ao contrário do tradicional chocolate ao leite, uma dose de chocolate amargo pode ser consumida diariamente, desde que seja controlada e com uma boa concentração de cacau.

Mel

Rico em triptofano (aminoácido responsável a ajudar o corpo a produzir serotonina), o mel ajuda na sensação de prazer, combatendo sensações ruins. Além disso, é um ótimo antioxidante, de modo que é recomendado o consumo de duas colheres de mel por dia.

Entretanto, seu uso não é recomendado para diabéticos, alérgicos e crianças menores de um ano de idade.

Mamão

O mamão é outro alimento que oferece uma boa dose de triptofano. Ademais, ele é rico em antioxidantes, fibras e é recomendado o consumo de uma fatia média ou ½ unidade de papaia diariamente. Ele vai agir no aumento do bem-estar, além de melhorar o funcionamento do intestino. No entanto, pessoas com diarreia devem evitá-lo.

Banana

Pela mesma razão dos itens anteriores, a banana é uma ótima aliada contra o mal-humor. Ela possui vitaminas importantes para o organismo, como o B6, que ajuda em quadros de ansiedade e irritabilidade. Incrível, não acha?

Ademais, recomenda-se o consumo de duas bananas ao dia, cruas ou cozidas, com acompanhamentos de sua preferência: canela, aveia, mel, leite condensado… as possibilidades são inúmeras!


COMPARTILHAR