Jaru Online
Jaru, 5 de maio de 2024

Com mais de 140 casos de suspeita de dengue, Ji-Paraná entra em alerta

O grande número de casos de suspeitas de dengue do primeiro trimestre em Ji-Paraná fez a cidade entrar em alerta. Já são mais de 140 casos suspeitos na cidade, inclusive 19 de Zika e 15 Chikungunya. Até o momento, 30 foram confirmados com a dengue.

A enfermeira Lucia Borba explica que mesmo que os números ainda não sejam alarmantes, com as chuvas constantes, o quadro pode piorar. “Ainda estamos no início do período chuvoso. Só conseguiremos fazer um levantamento total da situação daqui uns 60 dias”, explica.

A grande preocupação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) é com os entulhos acumulados em terrenos baldios, que são um grande foco de criadouros do mosquito transmissor. De acordo com o secretário, Reinaldo Pereira, o órgão é responsável pela fiscalização dos quintais, e que o órgão recebe denúncias sobre esses locais de infestação e pode procurar o proprietário do imóvel, pedindo a limpeza do local. 

Caso a limpeza do terreno não seja feita em até 72 horas, uma nova notificação é emitida pela secretaria. “Com a reincidência e sem resposta, o poder público entra em ação para resolver o problema limpando o local e com medidas cabíveis aos proprietários”, explica o secretário.

Sintomas e cuidados
Lucia Borba ressalta a importância dos cuidados em caso de suspeita. Segundo a enfermeira, os principais sintomas da dengue é febre baixa, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça na região dos olhos e dores musculares.

“Caso identifique algum desses sintomas, o paciente deve tomar muito líquido, não fazer a auto medicação e já procurar uma unidade de saúde para fazer exames e identificar a doença”, explica a profissional de saúde.

agentes_de_endemias_procuram_criadouros_do_mosquito_da_dengue


COMPARTILHAR