“Só em janeiro deste ano foram 3.807, uma média de 127 registros diários que são analisados pelos policiais e encaminhados às delegacias especializadas”, disse o governo.
A ferramenta permite que a população registre pela internet ocorrências de furto, extravio ou perda, roubo, acidente de trânsito (sem vítima) e outros ilícitos penais e ocorrências não criminais.
Como registrar boletim de ocorrência pela internet
Boletim de ocorrência pode ser registrado pela internet — Foto: Márcio Silveira/EPTV
A Delegacia Virtual funciona 24 horas e você pode acessá-la clicando no link: delegacialvirtual.pc.ro.gov.br. Então vá para área “Registrar nova ocorrência”.
Depois, preencha todos os dados corretamente, principalmente nome, endereço e telefone.
É preciso narrar o fato como ele realmente aconteceu. Caso queira, ainda pode imprimir o registro policial. Nesse portal também é possível acompanhar o andamento da ocorrência.
Fique atento às restrições
Boletim de ocorrência pode ser registrado pela internet — Foto: Divulgação / Ascom-PC
- A solicitação de registro de uma ocorrência só poderá ser feita por uma pessoa maior de 18 anos ou responsável;
- Na Delegacia Virtual só podem ser registradas ocorrências com apenas uma vítima. Nos demais casos é necessário se dirigir a uma Delegacia mais próxima;
- O registro de ocorrência virtual não deve ser feito para casos de denúncias ou atendimentos de emergência no local do fato. Para atendimento de urgência e emergência, o cidadão deve ligar direto para o 190 da Polícia Militar (PM) ou 193 do Corpo de Bombeiros. Já para apuração de denúncias, pode ligar para o 197 ou usar o WhatsApp (69) 98439-0102 da Polícia Civil.
- O BO só passa a ter validade após análise e aprovação do policial civil responsável pelo serviço.
G1