Jaru Online
Jaru, 6 de maio de 2024

Brasil vai receber 13 navios com refugiados muçulmanos e está criando cidade para abrigá-los? Não é verdade!

Mensagem tem sido bastante compartilhada nas redes. Agência da ONU para refugiados, Ministério das Relações Exteriores e governo de Goiás dizem que informação é falsa.

 

Brasil vai receber 13 navios com refugiados muçulmanos e está criando cidade para abrigá-los? Não é verdade!Brasil vai receber 13 navios com refugiados muçulmanos e está criando cidade para abrigá-los? Não é verdade!

 

Circula pelas redes sociais a informação de que começarão a chegar em julho 13 navios vindos da Europa com 1,8 milhão de refugiados muçulmanos e que uma cidade está sendo construída para abrigá-los. Não é verdade.

A mensagem tem sido compartilhada por grupos que se opõem à nova Lei de Migração, sancionada em maio pelo presidente Michel Temer.

 

 (Foto: Arte/ G1 ) (Foto: Arte/ G1 )

(Foto: Arte/ G1 )

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) no Brasil diz que desconhece tal informação e que ela não procede. O Ministério das Relações Exteriores informa que a notícia é falsa e não tem nenhum fundamento.

A Lei de Migração (e não Lei do Imigrante, como diz a mensagem) regula a entrada e estada no Brasil dos migrantes e visitantes e estabelece diretrizes para as políticas públicas voltadas para esse público. A proposta substitui o Estatuto do Estrangeiro, de 1980.

No próximo dia 20 deste mês, é comemorado o Dia Mundial do Refugiado.

Essa não é a primeira vez que grupos contrários à Lei de Migração atuam em redes sociais para espalhar notícias falsas. Em maio, eles conseguiram viralizar uma mensagem que dizia que a embaixada do Brasil no Paquistão alertava contra a conversão de brasileiras ao islamismo, o que também não é verdade.

 

Mensagem falsa compartilhada em redes sociais  (Foto: Reprodução/ Facebook)Mensagem falsa compartilhada em redes sociais  (Foto: Reprodução/ Facebook)

Mensagem falsa compartilhada em redes sociais (Foto: Reprodução/ Facebook)


COMPARTILHAR