Jaru Online
Jaru, 29 de maio de 2024

Banda de Música da Polícia Militar de Rondônia completa 79 anos de criação

Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Rondônia, a Banda de Música da Polícia Militar de Rondônia realiza esta semana, diversas apresentações musicais para comemorar os 79 anos de criação.

Nesta terça-feira (19), nas escadarias do prédio Pacaás Novos, do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, haverá a apresentação de um concerto musical. Antes, ocorrerá o hasteamento das Bandeiras do Brasil, Estado de Rondônia, município de Porto Velho e demais bandeiras estaduais.

A Banda de Música da PM foi  criada por meio do Decreto nº 19 de 13 de setembro de 1944 que alterou as disposições do Decreto nº 1 de 11 de fevereiro de 1944, criando a Guarda Territorial e teve como primeiro comandante, Milton Carvalho de Queiroz, oficial do Exército e amante da boa música. Atualmente o regente da Banda é o tenente PM Ferraz.

Seu primeiro mestre foi José Piedade, que passou a regência a Antônio Pires Dantas, ex-policial militar do Amazonas que chegou a Porto Velho atendendo convite do então governador Aluízio Pinheiro Ferreira. Antônio Pires Dantas merece menção honrosa na história da musicalidade rondoniense em face da contribuição prestada à organização e ao desenvolvimento da banda de música da corporação militar, bem como pela formação de novos músicos. Ele compôs a partitura de “Céus do Guaporé”, a pedido do Juiz José de Melo e Silva, hino adotado como oficial de Rondônia, em 1981, com o denotativo de “Céus de Rondônia”.

Apelidada como “a Furiosa” a Banda foi trilhando a história. Remontada várias vezes, quer pela contenção de gastos, quer pela necessidade de novos integrantes, sendo inclusive extinta da organização da guarda territorial, para depois ser reabsorvida.

RECONHECIMENTO

“A Banda da Música da Polícia Militar é reconhecida por sua excelência musical e por suas apresentações que encantam o público. Composta por músicos talentosos, a banda demonstra habilidade e profissionalismo em cada performance. Seu repertório abrange diversos estilos musicais, desde clássicos até contemporâneos, proporcionando uma experiência musical única”, disse o governador de Rondônia, Marcos Rocha.  Além disso, completou: “ela desempenha um importante papel na sociedade, participando de eventos cívicos, solenidades militares e ações comunitárias. Seus integrantes são dedicados e comprometidos músicos, ensaiando arduamente para garantir a qualidade de suas apresentações”.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, “a Banda de Música da Polícia Militar é motivo de orgulho para a instituição e para a comunidade, sendo reconhecida como uma das melhores bandas militares do país. Seu talento e profissionalismo contribuem para fortalecer a imagem da Polícia Militar e promover o respeito e a valorização das instituições de segurança pública. É sempre um privilégio assistir às apresentações da Banda de Música da Polícia Militar e apreciar o talento desses músicos dedicados”.


Fonte
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: Fotos: Cabo PM Jordan
Secom – Governo de Rondônia


COMPARTILHAR