A Apple se posicionou contra a possível adoção de um tipo único de carregador para celulares na União Europeia. A empresa se pronunciou cerca de uma semana após parlamentares europeus retomarem conversas iniciadas há uma década. Caso seja confirmada, a mudança significaria o fim da entrada Lightning no iPhone – ao menos nas unidades comercializadas dentro do bloco.
“Acreditamos que a regulamentação que força conformidade dos tipos de conectores adotados em todos os smartphones sufoca a inovação em vez de incentivá-la, e prejudicaria os consumidores na Europa e na economia como um todo”, afirmou a Apple em comunicado emitido na quarta-feira (23). “Esperamos que a Comissão [Europeia] continue a buscar uma solução que não restrinja a capacidade do setor para inovar”.
Apple se posiciona contra unificação do padrão de carregadores em celulares proposta pela União Europeia — Foto: TechTudo
Para a Comissão Europeia, a adoção de um padrão universal para cabos de celulares significaria a redução de lixo eletrônico. Atualmente, a indústria usa principalmente o micro USB e o USB-C, formato mais novo e em franca ascensão. Este padrão também está presente em computadores da Apple e no iPad Pro 2018, mas a empresa adota principalmente a conexão Lightning, exclusiva do iPhone e do iPad.
A Apple discorda do argumento e diz que, ao contrário, a escolha de um padrão único resultaria em ainda mais lixo. O motivo seria o consequente descarte em massa de cabos e aparelhos não compatíveis com o padrão escolhido pela União Europeia, além do aumento do número de adaptadores capazes de converter o Lightning para o USB-C.
A decisão depende de votação no parlamento europeu e ainda não tem previsão de acontecer.
Com informações da Forbes