Jaru Online
Jaru, 28 de maio de 2024

Alta Floresta do Oeste, RO, decreta situação de emergência por causa de enchentes

Decreto foi assinado pelo prefeito Giovan Damo (União Brasil) e deve ser publicado em Diário Oficial. Representante do Executivo municipal afirma que situação é histórica.

O município de Alta Floresta do Oeste (RO), situado na região do Vale do Guaporé, decretou situação de emergência por conta das forte chuvas que atingem a cidade. O decreto, preparado junto à Defesa Civil da cidade, foi assinado nesta terça-feira (21) pelo prefeito Giovan Damo (União Brasil) e ainda deve ser publicado em Diário Oficial.

Segundo o prefeito, a escolha pela situação de emergência leva em consideração que os danos registrados até o momento são apenas materiais. Não foram registradas mortes na cidade por conta da enchente causada pelas chuvas.

“Está sendo providenciado o decreto de situação de emergência, não cabe outro, porque graças a Deus não tivemos mortes, então vamos decretar situação de emergência”, afirmou Damo.

O prefeito afirmou ainda que a situação é histórica para a cidade.

“Já tinha ocorrido [outras situações de enchentes], mas com a água onde tá chegando aqui é histórico”, disse o prefeito.

O decreto deve ser publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) até a próxima quarta-feira (22).

Situação no interior

 

As cheias atingem outras cidades pelo interior de Rondônia, como o município de Nova Brasilândia D’Oeste.

Em Ariquemes, a Defesa Civil da região fez um alerta para áreas com histórico de enchentes por causa da cheia do rio Jamari e seus afluentes. Buritis, Governador Jorge Teixeira e Campo Novo de Rondônia também estão sofrendo com uma situação semelhante.

Morte em Ouro Preto

Em Ouro Preto do Oeste, uma morte foi registrada por causa das chuvas. Uma menina de 12 anos foi encontrada morta após ser puxada para um bueiro enquanto voltava da escola com uma amiga. Helen de Lanes havia desaparecido na tarde de segunda-feira (20).

Moradores e o Corpo de Bombeiros encontraram o corpo da adolescente na madrugada desta terça-feira (21), depois de seis horas de busca, em um pequeno rio (conhecido como igarapé) onde o bueiro deságua. A amiga de Helen sobreviveu.

Ajuda

 

Segundo informações repassadas pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), até o momento apenas Campo Novo solicitou oficialmente auxílio do Estado.

A Seas já fez a aquisição de kits de limpeza, cestas básicas e água mineral que serão entregues pela secretaria e pela Defesa Civil ao município.


COMPARTILHAR