O mercado de alimentação no Brasil não é pequeno. Pelo contrário: é um dos principais mercados em nosso país, com bilhões de reais movimentados por ano. Por isso, sempre que o setor passa por uma crise (que são raras), o país inteiro sofre. Ao mesmo tempo, sempre que ele passa por determinadas tendências, elas acabam afetando todas as pessoas e em todos os cantos do Brasil.
Para quem quer empreender na área, que emprega cerca de 1,6 milhões de pessoas, é essencial entender quais são as tendências do segmento. No entanto, é importante entender quais as tendências de longa duração, ao contrário daquelas modas passageiras, como as paletas e, antes delas, os churros, as coxinhas, o açaí, bolos de pote, cupcakes e muitos outros.
Ao entender quais são as grandes tendências de longo prazo do mercado de alimentação no Brasil, é possível traçar planos melhores e ter mais sucesso. Quer saber quais são as grandes tendências do setor? Então siga a leitura abaixo!
4 tendências do mercado de alimentação no Brasil
1. Delivery
Uma das grandes tendências do mercado de alimentação no Brasil é o delivery. Inicialmente, ele é um recurso que já existia há muito tempo, mas que se transformou completamente nos últimos 5 ou 6 anos.
Antigamente, o Delivery atendia tradicionalmente pizzarias e por telefone. Ou seja: era necessário ligar, falar com um atendente e pedir uma pizza, pagando quando o entregador chegasse na sua casa.
No entanto, o Delivery atual é completamente diferente, tanto pela plataforma de pedidos, quanto pelos produtos e outros elementos. Por exemplo, aplicativos como o Rappi Delivery e outros não se limitam apenas a restaurantes, mas também supermercados, farmácias e até mesmo objetos de shopping, como um computador ou roupas esportivas.
Com isso, o Delivery se tornou um hábito nacional muito comum. Para se ter uma ideia, o crescimento desse tipo de pedido triplicou em 2020 (e olha que já era extremamente comum antes dela!).
Aliás, a pandemia foi responsável por acelerar muitas das tendências do mercado de alimentação, sendo o Delivery a principal delas. Antes da crise, estimava-se que o Delivery era responsável por 30% das vendas dos restaurantes. Hoje, tirando o fato de que o atendimento presencial é proibido, o número deve ser bem maior.
2. Kits alimentares
Uma tendência criada pela pandemia, mas que tem tudo para se tornar uma norma no mercado em breve são os kits alimentares. Basicamente, restaurantes separam todos os ingredientes dos seus pratos e vendem o kit completo para o consumidor cozinhar em casa.
Pense, por exemplo, em uma hamburgueria. Eles podem vender um conjunto com 4 pães, 4 hambúrgueres e o equivalente a 4 doses de queijo, alface, tomate, etc. Tudo exatamente igual ao das suas receitas. O consumidor, então, faz todo o preparo em casa quando quiser e puder.
Essa tendência tem tudo para se manter popular pela praticidade de unir a qualidade de comida de restaurante com a facilidade de poder cozinhar em casa, a qualquer momento. E por falar nisso…
3. Conveniência e praticidade com saúde
Uma das principais tendências do mercado de alimentação é a busca por conveniência e praticidade, mas sem abrir mão da saúde na hroa de comer. Ou seja: em vez de uma ascensão de fast food (como em outros anos), trata-se de uma busca por comida saudável que seja fácil, rápida e barata.
Existem dois elementos que alimentam essa tendência. O primeiro é o hábito de trabalho corrido, especialmente no Home Office. Sem tempo real para cozinhar, as pessoas acabam pedindo um prato para ser entregue em casa (é mais barato do que ir ao restaurante, por exemplo).
No entanto, o segundo elemento entra em ação: a preocupação com a alimentação. Ela atingiu recentemente índices recordes no Brasil. Por isso, as pessoas procuram por comidas saudáveis, rápidas e práticas que possam ser entregues em casa.
4. Educação maior do mercado
Há alguns anos, não era comum as pessoas saberem exatamente onde começa ou termina uma picanha, o que era um bife Wagyu ou como combinar vinho com macarrão.
No entanto, a quantidade de informações, vídeos e outras coisas que estão disponíveis na Internet atualmente criou um mercado muito mais educado. Por causa disso, muitos novos modelos de negócios são possíveis ou até mesmo produtos estão mais valorizados perante os consumidores.
Pronto! Agora que você já entende quais são as principais tendências do mercado de alimentação no Brasil, é hora de colocá-las em prática em seu restaurante. É claro que nem todas elas servirão para o seu negócio, mas grande parte delas sim. Além disso, não é porque uma tendência é contraditória com antigos hábitos que um deles terá de ceder. Por exemplo, ainda que o delivery seja tendência, comer no restaurante ainda é um hábito muito forte. Ambos podem coexistir.
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