A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (7) que investiga a divulgação de imagens e vídeos de exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na Zona Sul de Porto Velho e um homem foi preso em flagrante.
As investigações da Operação Tracciato tiveram apoio da Polizia Di Stato – Compartimento Polizia Postale Delle Comunicazioni Lombardia, no âmbito da Operação LUNA PARK, da polícia italiana.
Um mandado de busca e apreensão foi expedido pela 7ª Vara Federal de Porto Velho e cumprido em uma residência do bairro Eletronorte, Zona Sul da cidade. Na busca, o investigado foi preso em flagrante por armazenamento de imagens e vídeos de exploração sexual infantil. Também foram apreendidos equipamentos eletrônicos que seriam usados no crime.
O homem foi levado para a sede da PF em Porto Velho e encaminhado para o sistema prisional. A pena para o crime de armazenamento de imagens e vídeos de exploração sexual infantil pode chegar a 4 anos, enquanto o de divulgação desse material pode chegar a 6 anos por cada compartilhamento.
Tracciato, o nome da operação, significa rastreado em italiano e faz referência à cooperação da PF com a polícia italiana.