O prefeito Jesualdo Pires (PSB) foi reeleito neste domingo (2) em Ji-Paraná, região central do estado. Dos mais de 68 mil eleitores que compareceram às urnas, 40.613 eleitores optaram por manter o candidato na gestão do município.
Jesualdo Pires Ferreira Junior, nascido em abril de 1959, chegou em Rondônia em 1983, recém formado em engenharia civil. Em 2000 concorreu pela primeira vez a uma eleição a vice-prefeito da cidade e perdeu. Quatro anos depois, mais uma vez concorreu ao cargo e novamente perdeu. Em 2006 foi eleito deputado estadual com mais de 18 mil votos. Por fim, deixou o cargo de deputado depois de ter sido eleito prefeito de Ji-Paraná, em 2012, com mais de 43 mil votos.
No início do ano, o candidato afirmou que não participaria da corrida eleitoral, mas, depois mudou de posição e entrou na disputa com a coligação “O Trabalho Continua”.
A campanha, segundo o próprio candidato, foi feita de forma tranquila, sem polêmicas. “As eleições deste ano mostram o quanto a política em Ji-Paraná tem se mostrado madura”, afirma Pires.
De acordo com o candidato, o seu projeto para os próximos quatro anos é continuar os projetos e mudanças, principalmente na educação e saúde, onde a administração, segundo Pires, investiu muito no primeiro mandato. Também há propostas de replanejamento de custos.
“Eu esperava, pois as pesquisa que víamos eram bem próximas a estes números. O que mudou um pouco foi o número alto de abstenção. Foi quase a mesma votação que tive em 2012. Mais quatro anos de progresso”, afirma o prefeito.
Compareceram aos colégios eleitorais 68.093 eleitores e 10.283 de abstenções. O candidato Cacau (PRP), recebeu quase seis mil votos e ficou em último lugar. Em segundo, ficou o candidato João Durval, com o apoio de 18.998 pessoas. Jesualdo Pires ultrapassou os 40 mil votos, chegando a mais de 65% da preferência dos jiparanaenses.