A “Operação Onda Verde” teve início no dia 8 de Agosto nas regiões do Abunã, União Bandeirantes, Jaci Paraná, Nova Mamoré e Guajará-Mirim com o objetivo de coibir o desmatamento na região. A ação foi organizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Seis policiais militares estiveram participando.
Durante a ação foi utilizado sistema satelitário, através do qual puderam ver as áreas mais afetadas, flagrantes de queimadas e de porte ilegal de armas. A maior crise foi detectada na região de União Bandeirantes, onde ocorre o maior índice de desmatamento e maior resistência às ações.
A operação é comandada pelo Analista Ambiental Ademir Guarnier e pelo 1º Tenente PM Camilo, Comandante do Pelotão de Machadinho.
Para os responsáveis, os objetivos da ação foram alcançados, com 11 autos de infração e 450 hectares embargados. Os responsáveis localizados foram autuados. As multas aplicadas chegam a 2 milhões.
A região onde ocorreu a operação tem cobertura permanente de agentes do IBAMA.
A “Onda Verde” segue até o dia 25 de Agosto.
Fonte:PM/RO