A Fundação Oswaldo Cruz de Rondônia (Fiocruz) começou a produzir dois mil litros de álcool em gel a 70% para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). O trabalho do Centro de Estudos de Biomoléculas Aplicadas à Saúde (Cebio) visa combater e evitar a disseminação do novo coronavírus pelas penitenciárias do estado.
O produto será inicialmente distribuído a servidores das unidades prisionais de Porto Velho. A distribuição das cinco mil garrafas de 400ml será de responsabilidade da Gerência de Saúde da Sejus.
A produção do álcool em gel é em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), entre outras instituições.
A coordenação do trabalho é feita pelo pesquisador em saúde pública da Fiocruz-RO, Leonardo de Azevedo Calderon, também doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB).
Cerca de dois mil litros estão sendo produzidos pela Fiocruz ao sistema prisional de Rondônia. — Foto: Divulgação/Fiocruz-RO
De acordo com a Fiocruz, o produto obedece aos padrões recomendados pelo Ministério da Saúde. Os procedimentos usados na fabricação do álcool em gel podem ser acessados via QR Code, impresso no rótulo da embalagem.
Até o momento, Rondônia tem 73 diagnósticos da doença e duas mortes, segundo último balanço da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Desses, 52 são apenas em Porto Velho.
‘Disque Corona’
A Sesau divulgou o “Disque Corona” com o objetivo de tirar dúvidas de moradores sobre a Covid-19 antes de procurarem as unidades de saúde de Rondônia.
Segundo a Sesau, profissionais de saúde são as pessoas que atendem a população do outro lado da linha e orientam o que é recomendado para cada caso.
Disque Corona dos municípios de Rondônia — Foto: Governo de RO/Divulgação