A cidade de Ariquemes (RO) iniciou nesta sexta-feira (27) uma desinfecção das ruas utilizando hipoclorito de sódio. Segundo a companhia Águas de Ariquemes, a medida visa combater a pandemia do novo coronavírus, mesmo sem a cidade ter caso confirmado da doença.
Durante a manhã, um caminhão-pipa da secretária de obras foi abastecido com o agente alvejante e, logo depois, percorreu ruas para fazer a desinfecção.
Conforme informou a administração municipal, o hipoclorito de sódio 12% foi jogado em vias com grande circulação de pessoas.
A desinfecção começou na frente da Unisp e o caminhão então seguiu pela Avenida Tancredo Neves e Capitão Silvio (nos dois sentidos da avenida). A Avenida Canaã, o calçadão da Feira do Produtor Rural, rodoviária, Hospital Regional, prefeitura e outros órgãos também foram desinfetados.
Frente da prefeitura recebe desinfecção anti coronavírus — Foto: William Andrade/Rede Amazônica
Segundo a prefeitura, “a aplicação do produto deve ser realizada nas primeiras horas do dia para uma ação eficaz” e o mesmo procedimento já foi usado em outros países, incluindo a Itália, que tem pico de casos e mortes da Covid-19.
Ariquemes não tem nenhum caso confirmado do novo coronavírus, mas investiga 24 casos, de acordo com o último balanço municipal. Ao todo, Rondônia tem seis casos confirmados: cinco em Porto Velho e um em Ji-Paraná.
Em Ariquemes, prefeitura faz a limpeza das ruas principais da cidade