O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia decidiu pela suspensão de alguns serviços, devido a pandemia do novo coronavírus, a partir da próxima segunda-feira (23). As emissões do documento de Certificado de Registro e do Licenciamento de Veículos (CRLV) poderão ser realizados por meio de agendamento prévio.
A medida é para evitar a aglomeração nas unidades do departamento. O Governo de Rondônia decretou estado de calamidade pública na última sexta-feira (20).
Veja quais serviços serão suspensos pelos próximos 15 dias:
- Realização de exames teóricos e de prática de direção veicular;
- Exames de aptidão física e mental e exame psicotécnico e suas respectivas juntas;
- Serviços de coleta de imagem e de biometria e todas as formações de condutores, teóricos e práticos e cursos especializados e profissionalizantes das empresas credenciadas junto ao Detran Rondônia.
- Quanto ao prazo para que o processo de habilitação do candidato, ele permanecerá ativo e ampliada para 18 meses, inclusive para os processos administrativos em trâmite.
- Ficam interrompidos, por tempo indeterminado, os prazos para apresentação de recursos de suspensão de direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação previstos nos artigos 15 e 16 ª 1º da Resolução do Contran nº 723 de 2018 entre outras deliberações que constam na Portaria nº 385.
As medidas adotadas pelo Detran serão aplicadas em todas as 72 unidades de Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans) e Postos Avançados (PA) do departamento. Confira os telefones disponíveis.
Serviços por agendamento
Com o objetivo de evitar aglomeração nos departamentos, em Porto Velho a Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (Cometran) oferece atendimento pelo e-mail [email protected] para emissão do documento de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Na primeira etapa, o usuário emite as taxas pela internet na página do Detran. Depois ele faz o pagamento e envia um e-mail, com telefone para contato, solicitando a emissão do licenciamento.
Já na segunda fase, um servidor do Detran ligará informando que o proprietário do veículo pode ir até a unidade fazer a retirada do documento, reduzindo assim o tempo de exposição do usuário durante o atendimento.
Habilitação
O usuário pode emitir pela internet Certidão Negativa, 2ª via da Habilitação, Renovação da CNH, Carteira Internacional e ainda atualizar os dados.
Veículos
É possível imprimir através do site do Detran as taxas do licenciamento anual, taxa do Seguro DPVAT, taxa de bombeiros e pesquisar multas e ainda ser direcionado para a página da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) para imprimir a taxa IPVA.