O que as autoridades da saúde mais temiam ocorreu na manhã desta terça-feira (17): O Acre registrou os seus três primeiros casos confirmados do novo coronavírus, o Codiv-19. A informação foi repassada por um médico infectologista do Acre.
Os três pacientes contaminados pelo vírus estão isoladas no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, unidade especializada para lidar com a doença. Os exames que testaram positivo para o Codiv-19 foram realizados na Unimed.
Os nomes dos pacientes não foram divulgados, mas sabe-se que duas pessoas contaminadas, uma homem de 30 anos e uma mulher de 50, voltaram de viagem de São Paulo, onde contraíram o vírus. A terceira paciente contaminada tem 37 anos e chegou recentemente de Fortaleza.
O líder do governo na Aleac, deputado Gerlen Diniz, disse que o Acre deve tomar medidas drásticas para evitar mais contaminações. Ele confirmou que o Acre já tem casos da doença confirmados.
Uma coletiva de imprensa foi convocada às pressas para as autoridades da saúde falarem sobre as últimas informações sobre o coronavírus no Acre.
“O governo do Estado do Acre convida para coletiva de imprensa, nesta terça-feira, 17, às 12h, na sala de reuniões do Palácio Rio Branco, sobre as últimas informações relacionadas ao coronavírus”.
Coletiva
O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), confirmou durante coletiva de imprensa às 12h desta terça-feira (17) no Palácio Rio Branco que o Acre registrou os primeiros exames que testaram positivos para o novo coronavírus (Codiv-19).
“Não vamos esperar a contraprova, vamos agira agora. Peço que a população não perca a fé. Garanto que vamos dar o melhor de nós nessa luta contra esse vírus. Que Deus nos proteja e proteja nossas crianças e o restante da população”, diz Cameli.
A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, afirmou que a prefeitura da capital decretou situação de emergência na capital acreana.
“Esses três casos como foi informado pela Secretaria de Saúde foram casos considerados importados. Não há nenhuma caso de contaminação comunitária em Rio Branco. Os pacientes contaminados vieram de São Paulo e Fortaleza”, diz a prefeita.
Folha do Acre