Começa nesta segunda-feira (02), a publicação de uma série de reportagens abordando a história de todas as escolas públicas de Jaru. Os textos serão publicados devido a uma parceria entre empresas jornalísticas eletrônicas sediadas no município e o escritor Elias Gonçalves Pereira, autor de três obras, entre elas “Vivendo Nossa História”, livro lançado no dia 11 de maio de 2013 contendo a biografia de todos os estabelecimentos de ensino que estavam funcionando no ano de lançamento. Ao todo será abordada a história de 31 escolas e as reportagens serão publicadas em ordem alfabética de segunda a sexta-feira.
A publicação da história das escolas será feita de forma atualizada de acordo com o perfil de cada instituição no ano letivo de 2020. Além disso, haverá uma abordagem especial sobre a trajetória da professora Maria do Socorro Lopes Soares (1964-2019), cujo nome denomina um estabelecimento municipal de ensino criado pela Prefeitura de Jaru em 09 de setembro de 2019 para homenagear a educadora de mesmo nome. As informações contidas no livro produzido pelo escritor passaram por uma abordagem diferenciada daquela contida na obra e com isso terão um olhar especificamente jornalístico, retratando assim a evolução de cada unidade escolar não apenas na forma textual, mas também fotográfica, uma vez que, em boa parte das publicações, vai ser possível comparar imagens das escolas na primeira década do século XXI com os registros feitos no ano de 2020.
Grande entusiasta da história local, Elias Gonçalves Pereira é um escritor jaruense que produziu até o momento três livros: A História da Pedagogia “D” (lançado em 2007, em homenagem à turma em que o autor fez a primeira graduação), Vivendo Nossa História (lançado em 2013 com a história educacional e política de Jaru) e Um Tratado Sobre a Música, a Literatura e a Comunicação Jaruense, seu último livro, cujo lançamento ocorreu no dia 06 de junho de 2019 nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Jaru, a ACIJ. Embora a última obra aborde apenas três temas, foram necessários quatro anos (2014 a 2018) de uma intensa pesquisa para produzir as 261 páginas do livro e apresentar um texto coerente e inédito sobre tais aspectos da historicidade local.
Elias Gonçalves possui um grande acervo da história de Jaru onde há informações precisas do período contemporâneo local contendo fatos que ainda não foram registrados em nenhum livro. Os dados existentes foram colhidos ao longo do tempo tendo como base relatos orais de pessoas que foram protagonistas em diferentes épocas e ajudaram a construir vários momentos históricos do município. O escritor já leu inúmeras publicações a respeito do município, considera cada uma delas muito importante, mas prefere construir o próprio relato indo direto à fonte quando possível e, mesmo em meio às limitações permanentes ou provisórias, procura ajudar na produção histórica de uma das localidades mais pujantes do Estado de Rondônia.
O contato com o autor para conhecer as suas produções literárias pode ser feito de duas formas. Pelo WhatsApp no link https://umzap.com/ELIASGONCALVES ou através do Facebook, por meio do seguinte endereço eletrônico: https://www.facebook.com/eliasgpjaru .
As publicações serão feitas na seguinte ordem:
- Abrão Rocha: 02/03 (segunda-feira)
- Aldemir Cantanhêde: 03/03 (terça-feira)
- Apae: 04/03 (quarta-feira)
- Beatriz Mireya: 05/03 (quinta-feira)
- Capitão Silvio: 06/03 (sexta-feira)
- Ceeja: 09/03 (segunda-feira)
- Centro Educacional de Bom Jesus: 10/03 (terça-feira)
- Dayse Mara: 11/03 (quarta-feira)
- Elza Maria Fabris: 12/03 (quinta-feira)
- Escola D’Jaru-Uaru: 13/03 (sexta-feira)
- Gabriel Balmant: 16/03 (segunda-feira)
- Governador Jorge Teixeira: 17/03 (terça-feira)
- Jean Carlos Muniz: 18/03 (quarta-feira)
- José de Souza: 19/03 (quinta-feira)
- Josué Montello: 20/03 (sexta-feira)
- Juscelino Kubitscheck: 23/03 (segunda-feira)
- Marechal Cordeiro de Farias: 24/03 (terça-feira)
- Marechal Costa e Silva: 25/03 (quarta-feira)
- Maria da Conceição: 26/03 (quinta-feira)
- Maria de Lourdes da Silva: 27/03 (sexta-feira)
- Maria do Socorro: 30/03 (segunda-feira)
- Maria Gomes: 31/03 (terça-feira)
- Menézio de Victo: 01/04 (quarta-feira)
- Nilton Araújo: 02/04 (quinta-feira)
- Olga Dellaia: 03/04 (sexta-feira)
- Pato Donald: 06/04 (segunda-feira)
- Pedro Vieira de Melo: 07/04 (terça-feira)
- Plácido de Castro: 08/04 (quarta-feira)
- Raimundo Cantanhêde: 09/04 (quinta-feira)
- Tânia Barreto: 10/04 (sexta-feira)
- Zenir Carvalho: 13/04 (segunda-feira)
Fonte: Assessoria