É no pilão de madeira à moda antiga que um produtor rural de Ariquemes (RO) transforma grãos de urucum em coloral, condimento usado na culinária para realçar a cor dos alimentos. O beneficiamento artesanal exige técnica e força no braço.
Na propriedade de dez hectares, Sebastião Gonçalves vive com a esposa, Maria Coelho, e cultiva de tudo um pouco: tem milho, quiabo, abóbora, melancia. Produção que garante a renda extra da família o ano todo.
Em meio a essas plantações, há quase três anos o casal decidiu investir na produção do urucum. Sebastião plantou 500 pés em uma área de dois hectares e já tem tido bons resultados.
“A gente que tem pouco espaço, então tem que usar da forma como está sendo. Eu planto urucum com um espaço para plantar outras culturas no meio, como abóbora , mandioca e milho”, diz o agricultor.
Desde 2017, o agricultor diz ter feito fez três colheitas de urucum. A última foi em agosto do ano passado e rendeu 700 quilos. A próxima é neste mês de fevereiro. Segundo Sebastião, o urucum é colhido em galhos, quando está bem seco.
Casal prepara urucum no pilão em Ariquemes — Foto: Rede Amazônica/Reprodução
Grande parte do urucum colhido na propriedade da família é vendida in natura para atravessadores e pouco mais de 20 quilos são processados artesanalmente no pilão. Este ‘requinte’ artesanal é vendido na feira da cidade.
Ao Rondônia Rural, Sebastião diz que a meta agora é implantar uma agroindústria na propriedade, para beneficiar o urucum e outras produções da lavoura.
“Quero começar a produzir e colocar ele no mercado externo, por exemplo, essa é minha intenção. Eu nasci pequeno, mas o sonho é grande”, afirma.
O sitiante já está recebendo o acompanhamento de técnicos agrícolas no processo de implantação da agroindústria.
Agricultor de Ariquemes já sonha com a agroindústria — Foto: Rede Amazônica/Reprodução
“O mercado do urucum é abrangente. No município de Ariquemes o maior comércio, utilizado ali na culinária. E ele exportado é tando utilizado nos cosméticos quanto na fabricação de tintas têxtil. Gradativamente o urucum vem crescendo no estado”, diz o técnico agrícola Antônio Marcos, da Semaic.
Segundo secretária de agricultura de Ariquemes, Gilva Fernades, a equipe da pasta já está orientando Sebastião sobre como montar uma agroindústria.