JARU: CNH digital já é uma realidade no Município; Diretora da CIRETRAN explica como adquirir a sua

JARU: CNH digital já é uma realidade no Município; Diretora da CIRETRAN explica como adquirir a sua

Os condutores do nosso município já podem utilizar o novo formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora na versão digital (CNH-e), novo sistema que foi lançado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e Rondônia é o quarto estado a oferecer o documento digitalizado.

O formato digital constará nas CNHs emitidas a partir de agora, e funciona da seguinte forma :

No documento impresso há um código com QR que deve ser utilizado nos postos do Detran espalhados pelo estado. O usuário deve informar o endereço virtual e o número do telefone. Na fase seguinte, poderá baixar a CNH Digital que será visualizada no telefone.

“A maior vantagem é que, com a criação da CNH Digital, os motoristas não precisarão mais andar com o documento impresso, pois será possível salvar a CNH Eletrônica no smartphone para mostrar aos fiscais, sendo que de forma geral, é uma tecnologia que facilitará a vida dos condutores, uma vez que é recorrente o problema de esquecer ou perder o documento na versão impressa”. Explicou a diretora do Ciretran de Jaru, Lucia Costa.

No caso dos motoristas que têm CNH sem o código QR é necessário requisitar a segunda via do documento para cadastrar, ou esperar para aderir à inovação quando precisar renovar a carteira, lembrando que para realizar esse procedimento antes da época de renovação, o condutor precisa pagar uma taxa.

Também é possível obter o documento acessando o site do Detran (www.detran.ro.gov.br) e clicar no link CNH Digital e seguir os passos seguintes indicados até a conclusão.

ACOMPANHE O PASSO A PASSO CNH-e – DETRAN/RO

1- Atualizar gratuitamente cadastro (celular e email) nos postos do DETRAN/RO.

2- Baixar no celular o aplicativo, CNH DIGITAL, na app store ou play store.

 3-Acessar o link abaixo (CNH DIGITAL) no site do DETRAN/RO, que direcionará diretamente à pagina de cadastro do DENATRAN.

 4-No site de cadastro do DENATRAN, na opção USUÁRIO, clicar em cadastro onde, após conclusão do mesmo será enviado um link de ativação do cadastro no email pessoal do condutor.

 5-No email, clicar no link de ativação de cadastro. Será aberto novamente a tela do DENATRAN para efetuar o logon na pagina.

 6-Após efetuado o logon, ir na opção USUÁRIO, clicar em MEUS DADOS e inserir as informações de sua CNH e confirmar.

 7-Ir na opção, CNH DIGITAL e clicar em ativar CNH DIGITAL.

 8-Será gerado um código de 5 ou 6 letras que deverá ser inserida no aplicativo instalado do celular.

 9-Após será solicitado no aplicativo a criação de senha pessoal (PIN) com 4 números.

 10-PRONTO!!! Agora é só acessar a CNH DIGITAL em seu celular a qualquer momento. NÃO É NECESSARIO POSSUIR INTERNET PARA ABRIR SUA CNH DIGITAL. O APLICATIVO FUNCIONA OFFLINE.

Comentários