CNH digital será implantada em RO somente em fevereiro, segundo Detran

CNH digital será implantada em RO somente em fevereiro, segundo Detran

Em Rondônia, o projeto de Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) ou Digital só passará a valer a partir de fevereiro de 2018, o prazo máximo instituído para que todos os Departamentos Nacionais de Trânsito (Detrans) do Brasil implantem o sistema.

O projeto disponibiliza uma versão digital da CNH para aplicativo de celular. De acordo com o Detran de Rondônia, esse diferencial estará disponível para os usuários do estado a partir da data limite, 1º de fevereiro.

O valor das taxas a serem pagas pelo usuário para adquirir a CNH-e ainda não estão definidas para Rondônia, já que cada estado poderá cobrar individualmente pelo serviço. O Diretor Técnico de Habilitação e Medicina de Trânsito do Detran-RO Acassio Figueira diz ainda ocorrerão reuniões em Brasília para definir o preço.

A CNH digital será uma versão do documento impresso e terá o mesmo valor jurídico.

Digital

A previsão do governo federal é que o documento virtual seja oferecido em todo o Brasil até fevereiro próximo.

Porém, a CNH digital só poderá ser emitida para quem tem a carteira de habilitação impressa no formato atual, com QR Code, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos. Ele existe nas carteiras emitidas desde maio último.

Isto é, quem tem a versão antiga, precisará renovar a impressa para, então, solicitar a digital.