Um grupo de pessoas fez uma ação voluntária na manhã desta Quinta-feira, (24) , que reforçou o banco de sangue do Hemocentro de Ji-Paraná, unidade que atende toda a região central do Estado de Rondônia. A ação faz parte da campanha “Quem precisa de sangue, precisa hoje”, em alusão ao Junho vermelho, mês de incentivo à doação de sangue.
O movimento foi liderado pela vereadora Sol de Verão (DEM). Para o transporte dos doadores sensibilizados com a necessidade de reforço do estoque, houve o apoio e suporte da Secretaria Municipal de Saúde de Jaru (SEMUSA).
“Ficamos felizes por tocar o coração dos moradores para que fizessem a sua doação, pois sabemos que a unidade é referência no atendimento aos hospitais públicos e privados de toda a região Central, ou seja, também somos contemplados”, disse Sol de Verão.
“Todo o processo da viagem de Jaru a Ji-paraná contou com apoio da SEMUSA e seguiu as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto às medidas de prevenção a pandemia de Covid-19”, reforça a vereadora.
“Quero agradecer a Deus por esta oportunidade, agradecer ao Prefeito João Gonçalves, secretária Tatiane pela parceria. Agradecer todos que aceitaram este desafio do bem. Agradecer a Cleide Araujo e Diretor Luiz Carlos pela recepção de excelência no Hemojipa e toda equipe desde a recepção até a cozinha”, finalizou.
A recepção do grupo de doadores foi feita por Dr. Luís Carlos de Souza Pereira, diretor do Hemocentro e, pela assistente social, Cleide Araújo. Os representantes do banco de sangue destacaram que todas as bolsas coletadas passam por duas análises feitas em laboratórios para garantir e certificar a qualidade e, quando aprovadas, podem ser usadas nas transfusões.
FACILIDADE
Eventualmente, a equipe do Hemocentro faz coleta externa em Jaru. Porém, apesar da estrutura que é montada para o atendimento há um desgaste e exige muita organização. “Apesar disso, a gente agradece. A vinda até aqui, em caravana é muito mais tranquila e, espero que haja regularidade nesta ação em caravanas de lá até aqui”, acrescentou o diretor do Hemocentro.
PARA DOAR
De acordo com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), os homens podem doar até quatro vezes ao ano, enquanto a população feminina somente três vezes anualmente.
Além disso, no dia da doação precisam ter entre 16 e 59 anos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, pesar mais de 50kg, apresentar documento original com foto, não ser epilético e estar em boas condições de saúde. Ainda há alguns impedimentos temporários como, por exemplo, gravidez e pós-parto, ingestão de bebidas alcoólicas e tatuagem recente. A lista completa com os requisitos está disponível aqui.
SERVIÇO
Doadores fidelizados ou novos doadores cadastrados no Hemocentro de Jaru devem fazer o agendamento por meio do telefone (69) 3422-6762/99287-1247 (WhatsApp). A unidade está localizada na Av. Clóvis Arraes n°1440.