Como é possível uma pessoa ficar 91 horas embaixo de escombros? Aconteceu na Turquia semana passada, quando um terremoto provocou o desabamento de muitos prédios de cidades da costa. Muitas pessoas soterradas foram resgatadas com vida. Entre elas, a pequena Ayda.
Quando o terremoto aconteceu, no ultimo dia 30 de outubro, muitas famílias estavam almoçando. Mais de 20 edifícios desabaram em Esmirna. Em um deles vivia outra menina de três anos, a Elif, que morava com seus pais e três irmãos. Elif foi outra criança que resistiu por muito tempo até ser socorrida.
Só quem já esteve em uma tragédia como essa sabe o que significa esse momento. É um renascimento para quem é resgatado. É aflitivo para quem participa do resgate. E é emocionante para quem registra e reporta.
No equador, em 2016, 668 pessoas morreram numa tragédia. E Pablo, um recepcionista de um hotel, sobreviveu: ficou 48 horas embaixo dos escombros. Os resgatistas achavam que não encontrariam mais ninguém com vida, até Pablo conseguir fazer uma ligação pelo celular.