Jaru Online
Jaru, 28 de março de 2024

Veja onde emitir carteira de identificação para autistas em Jaru, Cacoal e Vilhena

Pelo menos três cidades de Rondônia realizam a confecção de carteiras de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A identificação busca facilitar o acesso dessas pessoas aos atendimentos prioritários e demais direitos garantidos por lei.

Veja onde fazer a carteira em:

Jaru

Local: Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Semdes), localizada na avenida Rio Branco, 1444, setor 01
Horário: 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30
Documentação: Requerimento assinado pelo responsável legal, comprovante de residência, laudo com Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), foto 3×4, tipagem sanguínea, RG e CPF.

Cacoal

Local: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na avenida Primaveras, bairro Vista Alegre
Horário: 7h30 às 13h30
Documentação: Comprovante de residência, certidão de nascimento, RG, laudo que comprove o TEA, foto 3×4, tipagem sanguínea, CPF e número de telefone.

Vilhena

Local: Rua Rio Grande do Norte, bairro Novo tempo
Horário: 7h às 17h
Documentos: Cópia do comprovante de residência, certidão de nascimento, laudo que comprova o TEA, foto 3×4, CPF e RG do responsável.

Veja onde emitir a carteira do autista em Rondônia

Veja onde emitir a carteira do autista em Rondônia

Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) informou que o município ainda não realiza a emissão da carteira. Segundo a prefeitura, o processo para cadastro está em fase de conclusão.

A emissão da carteira também não é feita em Ariquemes. No entanto, a cidade possui a Associação de Mães de Autistas de Ariquemes (Amaar), que realiza o castrado para auxiliar as pessoas com autismo em todas as cidades do Vale do Jamari, além de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste.

Segundo a direção da associação, durante a pandemia foram atendidos quase 300 alunos. Este ano, já foram cadastrados outros 180.

Nas cidades que não foram citadas, é possível procurar a secretaria de assistência social, Cras ou a própria prefeitura para receber informações sobre a emissão da carteira de identificação do autista.

G1/RO


COMPARTILHAR