Começo de ano é aquela época de fazer planos, como entrar na academia, voltar a estudar ou guardar dinheiro. Se a sua resolução é trocar de carro, aqui vai uma boa notícia. Depois da “limpa” que as marcas fizeram no ano passado, 2022 promete uma série de lançamentos.
Logo de cara, Renault Kwid, Toyota Yaris e Jeep Renegade “abrem os trabalhos”. Se dinheiro não é problema, a Aston Martin trará, logo de cara o DB11, ainda sem preço definido, mas certamente acima dos R$ 2,7 milhões pedidos pelo Vantage.
Entre Kwid e DB11, outros 68 modelos vão reforçar o mercado automobilístico brasileiro ao longo do ano. Alguns chegam com enorme expectativa, como as novas gerações do Citroën C3 e da Chevrolet Montana. Outros, terão a missão de demonstrar o que há de mais tecnológico em suas marcas, caso de Mercedes-Benz EQS, Volkswagen ID.3 e Kia EV6.
O ano de 2022 ainda vai marcar a estreia de duas novas fabricantes, ambas chinesas. BYD e Great Wall iniciam suas operações de forma distinta. A primeira vai apostar em elétricos e híbridos. A segunda chega com a responsabilidade de retomar a produção na fábrica que foi da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP).
Sem mais delongas, confira abaixo a lista de novidades:
Aston Martin
Aston Martin DBX — Foto: Christian Castanho/Autoesporte
O retorno da Aston Martin ao Brasil será consolidado em 2022, com as chegadas do SUV DBX e dos cupês DBS e DB11. Todos custarão mais de R$ 2,7 milhões.
- DBX
- Aston Martin DBS
- Aston Martin DB11
Audi
Audi Q3 Sportback nacional — Foto: Autoesporte
Por enquanto, a lista de novidades da Audi é bastante discreta, e tem apenas a estreia do Q3 Sportback, versão com visual cupê de seu SUV mais popular. De quebra, o modelo marca o retorno da produção local da fabricante alemã.
- Q3 Sportback
BYD
A BYD estreia no Brasil depois de anos de “namoro”. De cara, apenas o SUV Tan está disponível. Mas a linha será composta também pelos sedãs Han (elétrico) e Qin Plus (híbrido).
- Han
- Tan
- Qin Plus
BMW
BMW iX vai concorrer com Mercedes EQC, Audi e-Tron e Jaguar I-Pace — Foto: Divulgação
Por enquanto, os dois únicos lançamentos confirmados da BMW são modelos elétricos. O iX é um SUV que chega para concorrer com Audi e-tron, Mercedes-Benz EQC e Jaguar I-Pace. Já o i4 pode ser considerado a versão a bateria do Série 3.
- iX
- i4
Caoa Chery
Chery Tiggo 8 Pro híbrido deve chegar também em 2022 — Foto: Divulgação
A fabricante sino-brasileira promete dois modelos inéditos, além de renovações da linha atual. Um dos lançamentos deve ser o EQ1, que a Caoa Chery pretende importar da China para ser o elétrico mais barato do país.
- EQ1
- Tiggo 5X Pro
- Tiggo 8 Pro
Citroën
Novo Citroën C3 terá visual que lembra um SUV — Foto: Divulgação
Um dos lançamentos mais esperados do ano, o Citroënc3 C3 terá a dura missão de colocar a marca francesa novamente entre as maiores do país. Para isso, o compacto vai apostar em motores 1.0 e 1.6, câmbio manual ou automático e visual que lembra um SUV.
Chevrolet
Chevrolet Silverado ZR2 é versão inédita com apelo off-road — Foto: Divulgação
Alguns lançamentos da Chevrolet acabaram atrasando, e passaram de 2021 para 2022. É o caso do elétrico Bolt, do SUV Equinox e do hatch Cruze RS. Além deles, a linha de picapes será reforçada, com a nova geração da Montana e o retorno da Silverado.
- Bolt
- Bolt EUV
- Cruze Sport6 RS
- Equinox
- Montana
- Silverado
Fiat
Se o Pulse é o SUV do Argo, o modelo que conhecemos como Projeto 376 é o SUV cupê do Pulse. Ainda que a comparação de Pulse com Nivus já tenha acontecido, o novo modelo da Fiat será o grande rival do Volkswagen. Além dele, a Fiat vai aplicar o câmbio CVT em mais modelos, como Argo e Cronos.
- Argo CVT
- Cronos CVT
- Projeto 376
Ford
Nova Ford Maverick: a “mini” F-150 quer desbancar a Fiat Toro no Brasil
A Ford terá boas novidades para o Brasil em 2022. Além de iniciar as vendas da picape Maverick, a marca americana vai importar a versão SUV e elétrica do Mustang e finalmente lançar a picape F-150 no Brasil.
- Maverick
- F-150
- Mustang Mach E
Great Wall
Great Wall Poer foi lançada na China há cerca de dois anos — Foto: Divulgação
A estreia da Great Wall deve acontecer no segundo semestre deste ano, inicialmente com produtos importados. Os primeiros devem ser os SUVs Jolion e H6 e a picape Poer. A produção em Iracemápolis (SP) começa no fim do ano.
- Poer
- Jolion
- H6
Honda
Honda HR-V ficou bem diferente na segunda geração — Foto: Divulgação
A Honda terá um 2022 agitado. Depois de lançar o City sedã, a inédita versão hatch chega ainda no primeiro trimestre. Depois, é a vez de o Civic desembarcar, já que a geração atual deixou de ser produzida. Já testamos o modelo. Por fim, já na virada para 2023, chega a nova geração do HR-V.
- City hatch
- Civic
- HR-V
Hyundai
Menos de três anos depois do lançamento, o HB20 vai ganhar uma reestilização, talvez na tentativa de dar ao compacto um visual mais convencional. Além dele, a Hyundai vai lançar uma versão com desenho esportivo para o Creta – a nomenclatura escolhida deve ser N Line.
- Creta N Line
- Tucson
- HB20
- HB20S
- HB20X
Jaguar
Jaguar F-Pace é a única novidade confirmada da Jaguar para 2022 — Foto: Divulgação
A Jaguar confirmou que a versão híbrida plug-in do F-Pace chega ao Brasil no início do ano que vem. Ela deve ser posicionada logo abaixo da esportiva SVR. A configuração híbrida combina um motor 2.0 a gasolina de 296 cv com outro elétrico, de 141 cv. No modo elétrico, é possível rodar até 59 km.
- F-Pace PHEV
Jeep
Assim como a Chevrolet, a Jeep teve que adiar alguns lançamentos. Assim, Compass e Renegade híbridos ficaram para 2022. Além deles, o calendário da marca será preenchido pelas chegadas do Renegade com motor 1.3 turbo e da picape Gladiator.
- Compass PHEV
- Renegade 1.3 turbo
- Renegade PHEV
- Gladiator
Kia
Kia EV6 roda até 510 km com uma carga — Foto: Divulgação
Depois do Stonic, a Kia vai reforçar a estratégia de veículos eletrificados no Brasil. Os três modelos confirmados para serem lançados em 2022 seguem essa linha. Desses, o EV6, modelo elétrico, é o mais esperado. Com 325 cv, ele roda até 510 km com uma carga da bateria.
- EV6
- Niro
- Sportage
Land Rover
Land Rover Range Rover ficou menos quadrado na quinta geração — Foto: Divulgação
O estilo “quadradão” do Range Rover foi mantido na quinta geração. Porém, as linhas estão mais suaves, e há um bocado de novas tecnologias. Na lista de equipamentos há câmera 360 graus, eixo traseiro esterçante, sistema de estacionamento automático, câmera de visão noturna, entre outros. Uma versão elétrica está confirmada, mas só chega em 2024.
- Range Rover
McLaren
McLaren Artura é o novo superesportivo híbrido da marca — Foto: Divulgação
Era para o McLaren Artura ter chegado ao Brasil em 2021. Porém, a crise dos semicondutores atrasou o lançamento, e o esportivo híbrido da marca britânica começa a ser vendido por aqui nesse início de 2022. O cupê tem a missão mundial de disputar a preferência dos abastados com a inédita e também híbrida Ferrari 296 GTB, ainda não ofertada em território brasileiro. São 680 cv, vindos do conhecido V8 4.0 e de uma unidade elétrica que fornece 95 cv.
- Artura
Mercedes-Benz
Mercedes EQS é a versão elétrica do luxuoso Classe S — Foto: Divulgação
A nova geração do Classe C já foi apresentada no Brasil. Mas as entregas só começam no início deste ano. São duas versões, ambas contam com um conjunto híbrido leve. Outros destaques da Mercedes são os elétricos EQA, EQB e EQS, três dos cinco modelos movidos a bateria prometidos pela marca alemã.
- Classe C
- EQA
- EQB
- EQS
Mitsubishi
Novo Mitsubishi Outlander usa base e conjunto mecânico da Nissan — Foto: Divulgação
O Outlander é um dos primeiros frutos da Mitsubishi após a aliança com Renault e Nissan. Dessa última, mais exatamente do X-Trail, o novo SUV aproveita plataforma e conjunto mecânico. O motor é um 2.5 de 184 cv e 24,9 kgfm. O câmbio é sempre o automático do tipo CVT, que consegue simular oito marchas. Já a tração pode ser dianteira ou integral.
- Outlander
Nissan
Nissan Frontier 2022 está mais “parruda” — Foto: Divulgação
Depois de cinco anos, a atual geração da Frontier terá a primeira reestilização no mercado brasileiro. As mudanças foram concentradas na dianteira, e incluem faróis, grade e para-choque redesenhados. De forma geral, o visual ficou mais “parrudo”.
- Sentra
- Frontier
Peugeot
Peugeot Landtrek vai usar motor 2.0 turbodiesel — Foto: Divulgação
A mão da Stellantis sobre a Peugeot ficará visível em 2022, com dois lançamentos. O primeiro é o hatch compacto 208, que trocará o motor 1.6 aspirado de 118 cv pelo 1.0 turbo de 130 cv que estreou no Pulse. Já a picape Landtrek teve uma mudança na escolha do conjunto mecânico. Ela deve chegar importada do Uruguai com um 2.0 turbodiesel de 180 cv, em vez de opções menos potentes e a gasolina.
- 208 turbo
- Landtrek
Porsche
- Taycan GTS
Renault
- Duster turbo
- Kwid
- Kwid elétrico
- Oroch
Toyota
Toyota Hilux GR Sport tem molas e amortecedores esportivos — Foto: Divulgação
Depois de lançar o Corolla Cross, a marca japonesa terá lançamentos pontuais em 2022. Os dois primeiros, Yaris e Yaris sedan reestilizados, chegam ainda em janeiro. Depois, é a vez de a picape Hilux voltar a contar com uma versão esportiva, a GR Sport. Ela foi apresentada recentemente na Europa.
Volkswagen Polo será um dos principais lançamentos da marca em 2022 — Foto: Divulgação
A lista de novidades da Volkswagen para 2022 é bastante longa e diversificada. Entre os modelos mais baratos, Polo e Virtus redesenhados. Um pouco acima, Jetta e Tiguan igualmente reestilizados. Além dos quatro, a marca alemã finalmente vai estrear sua linha de elétricos, com ID.3 e ID.4.
Volvo
Volvo C40 tem o mesmo conjunto mecânico do XC40 elétrico — Foto: Divulgação
O C40 é basicamente a versão com carroceria cupê do XC40, eleito Carro Verde do Ano pela Autoesporte. Eles compartilham o motor elétrico de 400 cv, mas o C40 tem autonomia maior, de 420 km.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.