ma vaca doente foi achada abandonada no Bairro Colina Park em Ji-Paraná (RO), cidade situada a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. Segundo moradores, o animal, que não consegue mais se levantar, foi deixado no local na tarde de terça-feira (1º) e até a tarde desta quarta-feira (2) ninguém voltou para buscar.
Revoltada com a situação, uma moradora denunciou o caso nas redes sociais (assista o vídeo abaixo).
No vídeo, a moradora do bairro relata que ligou em diversos órgãos públicos, porém o animal não foi retirado do local.
Na imagem ela mostra o animal deitado em uma vala, sem conseguir se levantar.
De acordo com a moradora, que preferiu não se identificar, por volta das 14h da última terça-feira ela passou pelo local e viu o animal caído em uma vala.
“Foi deixado para morrer e tem até a marca do dono. Já liguei para vários órgãos e nenhum deles veio buscar. Isso é uma questão de saúde pública e maus-tratos de animais”, afirma a moradora.
O site entrou em contato com a diretora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ji-Paraná, Eliana Pereira Dias Cruz.
A diretoria informou que a retirada de animais de grande porte é realizada em parceria e de comum acordo, mas o papel do centro é a apreensão do animal.
“A gente não tem condições de retirar esse animal. Normalmente, quem faz isso é a Secretaria Municipal de Obras (Semosp) ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia)”, explica a diretora.
Segundo a Semosp, a secretaria realiza a retirada apenas de animais mortos. Conforme a Semeia, uma avaliação deve ser realizada pelo CCZ, para analisar se é necessário realizar o sacrifício ou se o animal tem condições de se recuperar.
Já a Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) informou que a responsabilidade de recolher o animal é do município.
Até o final da tarde desta quarta-feira a vaca continuava caída no local, sem conseguir se levantar.
G1