Utilidade Pública: Surto de virose em cães da região pode ser fatal

Utilidade Pública: Surto de virose em cães da região pode ser fatal

Existe atualmente na região um surto de uma enfermidade viral em cachorros, chamada cinomose, advertimos que apesar de ser uma doença que não transmite para o ser humano, se trata de uma moléstia grave nos canídeos.  Em geral, a difusão ocorre através do contato direto com secreções do nariz e boca de um animal doente.

A melhor forma de prevenir é a vacinação, que pode ser feita em uma clínica veterinária (dê preferência a uma vacina de qualidade). E avisando que a vacina que é dada todo ano pela prefeitura, é contra raiva, e não contra cinomose, são doenças diferentes.  

 Os principais sintomas da doença nos cachorros são: apatia (“animal triste e quieto”), febre (faz o animal comer menos), secreção ocular e nasal (“olhos remelando, e focinho com catarro”), sinais digestivos (vômitos e diarréia) e sintomas neurológicos [animal com fraqueza nos quartos, cambaleante, tremores, vocalização (uivando, chorando)]. Lembrando que o animal não precisa ter todos estes sintomas, ás vezes apresenta apenas um ou dois destes sinais, e muitas vezes, evolui para o óbito.

O tratamento é realizado por um médico veterinário, lembrando que por ser uma doença transmissível seus outros cachorros e dos seus vizinhos podem estar em risco. Para maiores informações, procure um veterinário que disponibilizará orientações quanto a prevenção, tratamentos e etc.

 

Comentários