A Universidade Federal de Rondônia (Unir) autorizou esta semana o ensino e atividades remotas durante a suspensão emergencial do calendário acadêmico 2020. A medida vale para os curso de graduação. As aulas presenciais estão suspensas desde março por causa da pandemia da Covid-19.
A autorização foi oficializada pela Resolução nº 253, do Conselho Superior Acadêmico (Consea), que deu autonomia aos estudantes e docentes em realizarem, ou não, as disciplinas.
Conforme o documento, a recusa ou impedimento em efetuar matrícula não repercutirá em nenhuma restrição de direitos ao fim da suspensão do calendário acadêmico.
Nesse período a Unir explica que é necessário informar amplamente à comunidade acadêmica os recursos tecnológicos a serem empregados, o cronograma de atividades, o número de créditos correspondentes e as formas de avaliação.
Devem ser priorizados os atendimentos aos estudantes que estão na reta final dos curso, por período e por defesa de TCC.
A resolução entrou em vigor na última quarta-feira (9) e vale para os oito campi, localizados nos municípios de: Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena.
Coronavírus na Unir
O último boletim sobre ocorrências do novo coronavírus divulgado pela Unir na quinta-feira (10), aponta que 128 servidores e 326 estudantes foram confirmados com Covid-19. Os dados foram computados até 4 de setembro.
Boletim informativo sobre Covid-19 na Universidade Federal de Rondônia — Foto: Unir/Divulgação