Jaru Online
Jaru, 23 de outubro de 2024

Unidades de Saúde de Porto Velho têm tratamento para Tuberculose

unidade de saúde maurício (Foto: Semusa/Divulgação)

 Todas as unidades de Saúde de Porto Velhotêm tratamento para a Tuberculose, segundo informou nesta quinta-feira (23), por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semusa).

O aviso à população, segundo a Secretaria, decorre das ações que serão realizadas pela prefeitura por ocasião do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que é comemorado nesta quinta-feira (24).

Além de oferecer atendimento nos centros de Saúde, sem distinção, a Semusa anunciou que fará um pit stop educativo na Avenida Jorge Teixeira (BR-319), com alerta sobre os riscos de contaminação e a importância do tratamento da tuberculose.

Segundo nota da Semusa, os agentes comunitários de saúde já fazem acompanhamento das famílias e os casos suspeitos são informados à enfermeira responsável pela equipe ou ao médico de plantão para que eles façam o agendamento da consulta. Nos casos de confirmação da doença, será realizado o acompanhamento nas unidades de saúde do município.

Todas as unidades de saúde oferecem tratamento
contra a Tuberculose em Porto Velho, diz Semusa
(Foto: Semusa/Divulgação)

Todo o tratamento deve ser disponibilizado ao usuário durante seis meses, com a emissão de medicamentos pela unidade de saúde. Deve ocorrer também acompanhamento mensal do paciente, quando são feitos exames de Baciloscopia (exame de escarro) para o controle na evolução do tratamento. Durante esse período, a família do paciente passa por uma investigação para verificar possíveis casos suspeitos.

Em 2015, de acordo com dados da secretaria, foram diagnosticados 311 novos casos. Neste ano, durante os dois primeiros meses, foram detectados 47 novos casos da doença.

CAUSAS:
A tuberculose é uma doença causada por uma infecção pelo Bacilo de Koch (BK), que ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

TRANSMISSÃO DA DOENÇA:
A doença é transmitida de forma direta, ou seja, de pessoa para pessoa. Portanto, os lugares aglomerados são os principais locais de transmissão. A tuberculose é transmitida pelas vias aéreas, ao falar, espirrar ou tossir, quando gotículas de salivas que contém o agente infeccioso podem ser aspiradas por outros indivíduos, dessa forma contaminando­os.

SINTOMAS DA DOENÇA:
Os sintomas mais frequentes são: tosse com ou sem catarro por mais de três semanas, febre (geralmente à tarde), cansaço excessivo, falta de apetite, perda de peso, fraqueza e suor noturno.


COMPARTILHAR