O passeio turístico pela área externa da hidrelétrica será permanente e gratuito, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).
Segundo a Santo Antônio Energia, as visitas panorâmicas pelos três quilômetros da externa vão acontecer sempre nos sábados e domingos, pela manhã e à tarde, com duração de duas horas.
E todo trajeto do visitante será feito em um ônibus, utilizando equipamentos de proteção que serão oferecidos na chegada da usina.
Qual o roteiro do passeio?
São quatro paradas. A primeira é o Edifício de Comando, local de onde se controla toda a usina. Já o sistema de transposição de peixes é a segunda parada. Nesse local, os visitantes podem ver grandes bagres do rio madeira.
O mirante é o terceiro ponto do passeio, com vista para a cidade de Porto Velho (e ideal para garantir a sua selfie). A última parada fica na margem esquerda do rio madeira e na parte mais alta da usina, local onde se faz a manutenção de uma parte das turbinas.
Um dos grandes atrativos da geradora de energia hídrica é o sistema chamado de vertedouro, por onde os troncos descem e seguem o fluxo pelo rio madeira. Este sistema é importante para que os troncos não encalhem nas turbinas.
O que é preciso para fazer o passeio?
- Ter mais de 14 anos de idade;
- Ter tomado as três doses de vacina contra a Covid;
- Usar calça comprida, camisa ou camiseta com mangas (curta ou longa) e sapato fechado;
- Portar documentos pessoais e de identificação;
Como agendar a visita?
Segundo a Santo Antônio, os ingressos para visitação na usina são gratuitos, mas devem ser agendados com antecedência no site Sympla.
O ponto de encontro para fazer o passeio será na Igreja de Santo Antônio/Memorial Rondon, que fica na Estrada de Santo Antônio, 4863 – Militar, em Porto Velho.
É recomendado chegar ao local com 30 minutos de antecedência (em relação ao horário agendado para visitação).
G1