Uma família de Vilhena (RO) está indignada com o atraso de 15 horas no translado de um corpo por parte da companhia aérea TAM. Segundo familiares, o corpo de Luciano Gomes Neto, de 62 anos, foi embarcado na quarta-feira (4) em Goiânia (GO) para chegar à capital de Rondônia às 22h do mesmo dia. No entanto, o caixão só chegou às 13h de quinta-feira (5) e o enterro de Luciano só pôde ser feito nesta sexta-feira (6), pois o caixão precisou ser levado em um carro funerário de Porto Velho a Vilhena, uma distância de 700 quilômetros.
Procurada, a companhia aérea alega que a manutenção da aeronave impediu a conexão do voo de Brasília para Porto Velho, o que provocou o atraso no translado do corpo.
O aposentado José Cordeiro Filho, de 65 anos, conta que acompanhou o cunhado Luciano na viagem para Goiânia, no dia 13 de outubro. Luciano sofria de problemas cardíacos e precisava realizar uma cirurgia de ponte de safena. Depois do procedimento, José diz que o parente teve complicações renais e pulmonares e morreu na segunda-feira (2). “Ele morava em Vilhena há 40 anos e quisemos trazê-lo para ser enterrado aqui. A família está aqui”, enfatiza.
José explica que ao providenciar o traslado, embarcou o corpo primeiro na companhia aérea. “Meu voo saiu depois de duas horas do corpo. O corpo chegaria às 22h em Porto Velho e eu chegaria à meia-noite. Quando cheguei, o funcionário disse que o corpo tinha sido retirado da aeronave em Brasília e daí não passou mais informações. A funerária estava lá esperando. Fiquei desesperado”, ressalta.
com atraso do corpo (Foto: Eliete Marques/ G1)
O aposentado diz que foi acolhido na casa do motorista da funerária, na capital. “Fiquei lá esperando o corpo aparecer. A TAM não cumpriu com o horário da chegada do corpo. Achei uma falta de consideração com a gente. Uma falta de respeito. Queremos justiça, para que isso não aconteça com outras pessoas”, finaliza. O corpo de Luciano foi enterrado nesta sexta-feira (6) no Cemitério Municipal Cristo Rei, em Vilhena.
Procurada pela G1, a TAM informou que uma manutenção na aeronave impediu a conexão do voo correto e isto impediu o translado. Em nota, a empresa diz estar sensibilizada com a situação da família.
Leia na íntegra a nota da TAM sobre o translado do corpo:
A TAM Cargo informa que devido à manutenção corretiva da aeronave que faria nesta quarta-feira (4) o voo JJ3338 (Goiânia-Brasília), transportando o esquife, a decolagem, prevista para as 18h16, ocorreu às 21h04, o que impediu a conexão do voo de Brasília para Porto Velho, que ocorreria às 21h17.
A empresa se sensibiliza com o ocorrido e esclarece que o esquife seguiu no voo JJ3526, que decolou às 11h05 de ontem, quinta-feira (5), e chegou a Porto Velho às 13h03, horário local.