‘Tornado de fogo’ surpreende moradores de Nova Ponte/MG, no Alto Paranaíba

‘Tornado de fogo’ surpreende moradores de Nova Ponte/MG, no Alto Paranaíba
O fenômeno foi registrado na Fazenda Caxuana em 3 de setembro, mas as imagens só foram divulgadas agora. O tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba, que atende a região, diz que esse tipo de tornado se forma em condições climáticas severas. “O vento é muito forte, a temperatura é muito alta e o tempo muito seco. Não há o que fazer (para combater o tornado)”, explica. “Não é um ‘tornado de fogo’. Tecnicamente falando, é um tornado que passa por uma área que está incendiada. Então, ele suga o fogo para cima com a vegetação também”.

O militar alerta que as pessoas não devem se aproximar do tornado. “É manter a distância porque o comportamento de um tornado é errático e muito repentino, tanto a formação quanto o seu final. Ele termina como começou, de repente. Pode durar alguns segundos, ao contrário de um furacão que é um fenômeno de uma magnitude muito maior que pode ser monitorado ao longo de várias semanas, por exemplo”, detalha o tenente-coronel Passos.

O bombeiro explicou que outra área atingida pelo incêndio na mesma fazenda ainda tinha árvores de pé, o que provocou um “incêndio de copa”. O fogo avançou durante a noite. “Nesse incêndio queimaram milhares de hectares de pinus e de cana também. O prejuízo é milionário da fazenda de cana, da fazenda de pinus, eucalipto e outras plantações. Muitas monoculturas. São fazendas muito grandes de uma plantação só”, informou.

Fonte: Em.com.br

Comentários