Um processo de Sindicância foi aberto e está em curso na Prefeitura de Governador Jorge Teixeira, para apurar o suposto ‘sumiço’ de uma máquina escavadeira da marca CASE (PC), entregue ao município no dia 08/12/2015, no último ano do mandato da ex-prefeita Maria Aparecida Torquato, Cida do Nenê, do MDB.
Conforme levantado pelo Portal JT, a Sindicância está ouvindo pessoas que atuavam na administração municipal no período em que a PC foi levada do pátio da antiga Prefeitura. De acordo com informações não oficiais, a máquina teria sido conseguida através de emenda parlamentar no Ministério da pesca, no então governo Dilma Rousseff e, com o Impeachment da ex-presidente, o recurso não foi liberado e a PC não pôde ser paga.
Em Abril de 2016, três meses após chegar ao município, a máquina PC foi tirada do local onde estava e foi levada. O problema que se coloca é que a empresa que ‘vendeu’ a PC para a Prefeitura alega que não recebeu a PC de volta e cobra na justiça o valor atualizado do bem, que hoje passa dos R$ 600 mil reais.
Como inexiste nos arquivos da Prefeitura documentos que provem a entrega da referida máquina para o ‘vendedor’, a justiça, em segunda instância, já deu causa ganha à empresa.
Uma investigação da Polícia Civil do estado de Rondônia está em andamento e, conforme consta, a Sindicância aberta na Prefeitura é recomendada por meio de uma solicitação da autoridade policial.