O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), destaca que em meio à pandemia da covid-19, as polícias Civil e Militar têm uma importante ferramenta para garantir à população um fácil e rápido atendimento com apenas alguns cliques. É o registro do Boletim de Ocorrência (BO) on-line, por meio da Delegacia Virtual.
Caso o delito não esteja elencado no site, é possível acrescentá-lo na opção “Outras Ocorrências”. O registro então será encaminhado pelo operador e despachado por um delegado de polícia. As exceções são os crimes de homicídio, latrocínio, sequestro, cárcere privado, extorsão mediante sequestro, furto e roubo de veículos e cargas que devem ser registrados presencialmente.
Já a Polícia Militar conta com o aplicativo “PMRO Cidadão”, que reforça as propostas apresentadas no Plano Estratégico do Governo de Rondônia quanto à modernização tecnológica na prevenção e no processo investigativo das polícias. A ferramenta é uma alternativa a mais, além do número 190, garantindo facilidade no atendimento à população.
O avanço da tecnologia permite que a população possa fazer denúncias, inclusive com envio de fotos, vídeos ou áudios, além da vantagem do georreferenciamento que autoriza a viatura ter uma localização precisa do local da ocorrência. O aplicativo possui ainda o módulo de proteção à mulher, pelo qual a vítima de violência doméstica poderá com um único clique acionar o botão de pânico para ativar a PM.
A ferramenta pode ser acessada por meio da loja oficial de aplicativos para os sistemas operacionais utilizado nos celulares. Os usuários interessados devem fazer o download e instalar o aplicativo.
fonte: secom