Jaru Online
Jaru, 24 de abril de 2024

Seis presos fogem durante a madrugada da Casa do Albergado em Ariquemes

Seis apenados do regime semiaberto fugiram da Casa do Albergado durante a madrugada desta segunda-feira (08), em Ariquemes.

De acordo com o delegado regional do sindicato que representa os agentes penitenciários em Ariquemes, Clebs Dias, a unidade está superlotada e com baixo efetivo de servidores para vigiar os presos.

As tornozeleiras eletrônicas de monitoramento foram rompidas pelos presos logo após a fuga. A Polícia Militar (PM) fez rondas nos arredores da unidade, mas nenhum detento foi recapturado.

O agente revela que são apenas dois agentes por plantão para tomar conta de cerca de 130 presos, enquanto a unidade tem capacidade para abrigar apenas 40 apenados.

Em 2017, a Casa do Albergado passou a receber os apenados do regime semiaberto no modelo intramuros, onde a maior parte dos detentos fica dentro da unidade o tempo todo, diferente do modelo anterior, em que eles apenas dormiam na unidade.

“Na unidade não foi feita nenhuma adequação para garantir que eles [presos] permanecessem aqui. O muro dos fundos não oferece nenhuma resistência. É impossível a gente conseguir conter eles aqui”, critica.

Casa do Albergado de Ariquemes (Foto: Jeferson Carlos/G1)Casa do Albergado de Ariquemes (Foto: Jeferson Carlos/G1)

Casa do Albergado de Ariquemes (Foto: Jeferson Carlos/G1)

Clebs aponta que os agentes já esperam a qualquer momento ações de fuga por parte dos presos, já que o presídio não oferece estrutura de segurança, segundo ele. Os muros da unidade não têm cerca elétrica ou concertinas.

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) informou que está investigando a fuga e que as polícias Militiar e Civil estão realizado trabalhos para a procura e recaptura dos foragidos.

Foi solicitado resposta da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) acerca da forma como os presos fugiram e da superlotação na unidade, mas a secretaria ainda não respondeu aos questionamentos.

Qual sua avaliação da administração do Prefeito João Gonçalves ?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

COMPARTILHAR