Pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas detectou que 67,7% dos brasileiros já foram beneficiados por saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O estudo foi feito por telefone com uma amostra de 2.082 entrevistados em 174 municípios brasileiros das 27 unidades da federação entre os dias 05 e 09 de agosto.
Outros 32,3% dos entrevistados disseram nunca ter sido beneficiado por recursos do fundo, o que pode ter acontecido tanto pela falta de acesso ou por não ter conta de FGTS. Todos os trabalhadores brasileiros com carteira assinada (regidos pela CLT) têm direito ao fundo de garantia e a cada emprego com carteira assinada é criada uma conta do fundo.
O Paraná Pesquisas também perguntou sobre o conhecimento dos brasileiros ao funcionamento do fundo. 75,3% disseram saber o que é e como funciona o fFGTS. Já 24,7% admitiram não conhecer o fundo.
O grau de confiança para da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente dois pontos percentuais para os resultados gerais.
O governo Bolsonaro anunciou em julho mudanças no FGTS. As principais são a possibilidade de saque de até R$ 500 por conta ativa ou inativa em 2019 e a criação da modalidade do saque-aniversário, que estará disponível a partir de 2020.