Secretaria de educação realiza formação a cuidadores de alunos com deficiência em Jaru

Secretaria de educação realiza formação a cuidadores de alunos com deficiência em Jaru

A secretaria municipal de educação, através do departamento da educação especial/inclusiva, realizou na última semana, o terceiro encontro de formação com os cuidadores de alunos com deficiência, matriculados em escolas municipais.

O encontro foi ministrado pela professora Selma Alves e pela Psicóloga Monique Joana D’arc, e teve, e teve a parceria de professoras da Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Na oportunidade, foi trabalho o tema: “Transtorno do Espectro Autista – TEA”, uma vez que o autismo tem crescido significativamente em todo o mundo. Em Jaru, atualmente 29 crianças com autismo, de 1 a 10 anos, estudam na rede municipal de ensino.

A abordagem teve o intuito de estudo sobre os conceitos, características, tratamentos e desmistificar as causas desse transtorno, ampliando-se assim, o nível de conhecimento dos cuidadores.

Tendo em vista a complexidade desse transtorno, as escolas municipais têm recebido inúmeros acompanhamentos e orientações para atender os alunos de forma satisfatória, as quais tem demonstrado empenho e tem realizado adaptações necessárias, para inclusão dos alunos.

É importante ressaltar que, a inclusão é um direito garantido por lei, e o acompanhamento e a formação continuada para os profissionais são primordiais para que isso aconteça.

Comentários