Seca no Rio Machado gera maior queda do nível da água em 14 anos, em RO

Seca no Rio Machado gera maior queda do nível da água em 14 anos, em RO

O nível do Rio Machado, segunda maior bacia hidrográfica de Rondônia, está próximo de uma das piores marcas da história de Ji-Paraná (RO), município a cerca de 377 quilômetros de Porto Velho. Conforme a medição da Agência Nacional de Águas (ANA), as águas marcam 6.44 metros nesta quinta-feira (13).

A última vez que o nível ficou baixo nessas proporções foi em 2004, quando atingiu 6.38. O Rio Machado é formado pela junção de rios afluentes no estado. A nascente fica na Chapada dos Parecis, em Vilhena (RO).

A baixa no nível do rio está afeta diretamente pescadores, já que a produção do pescado caiu cerca de 50% em relação ao período chuvoso.

“Além disso, corremos riscos navegando pelo rio, pois há pedras. Isso dificulta ainda mais a navegação”, destacou o pescador Manuel Dantas.

Orientação

Conforme a Defesa Civil, é necessário que nesta época do ano os pescadores e os banhistas redobrem os cuidados, já que há maiores riscos de afogamentos e acidentes.

A baixa no nível do rio reflete também na renda dos comerciantes, que dizem já estar difícil encontrar espécies de pescado como o tambaqui, pintado e a jatuarana.

G1

Comentários