Na última semana, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae RO), foi realizada uma reunião junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para traçar estratégias voltadas ao incremento da produção do pequeno produtor do Estado.
Responsável pela geração de empregos no campo, a Agricultura Familiar é de grande importância para o desenvolvimento do Estado, sendo considerada um dos pilares do agronegócio, desempenhando um papel fundamental na economia de Rondônia.
Entre as pautas da reunião entre o Sebrae RO e o Senar RO, está a implementação da estratégia “Juntos pelo Agro”, com o objetivo de prover “Assistência Técnica e Gestão” aos agricultores familiares. As equipes técnicas das duas entidades se reuniram na última quarta-feira (01) para colocar em prática o acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e o Sebrae Nacional.
“Prover assistência técnica e gestão aos produtores da agricultura familiar das principais cadeias produtivas de Rondônia foi o assunto principal da reunião e para essa finalidade será posto em prática a metodologia ATeG desenvolvida pelo Senar, onde o Sebrae pretende se tornar um parceiro. Nessa iniciativa serão investidos pouco mais de 2 milhões e 600 mil reais com recursos próprios das duas instituições”, destacou o diretor técnico do Sebrae RO, Alessandro Crispim Macedo.
A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar é um serviço gratuito oferecido ao produtor rural brasileiro, com foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 36 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.
“A princípio serão apoiadas pelo menos duas cadeias produtivas, a Cafeicultura e Cacauicultura, por serem duas culturas agrícolas relevantes na economia de Rondônia e que necessitam de suporte técnico para que os produtores sejam mais eficientes e possam gerar maiores resultados financeiros”, complementou o diretor financeiro do Sebrae RO, Eduardo Fumyari.
A princípio serão atendidos 60 produtores ao longo do ano de 2024, perfazendo mais de 2.000 horas de atendimento, que refletirão em resultados de melhoria da produtividade, da produção e sobretudo no faturamento do produtor rural.
O presidente da Faperon/Senar, Hélio Dias, destacou a importância da parceria entre as instituições: “Com essa parceria, surge a possibilidade de levar aos produtores rurais os conhecimentos em gestão do negócio e empreendedorismo, por parte do Sebrae RO, junto à metodologia de ATeG do Senar, que tem se consolidado na promoção de melhorias na gestão e manejo produtivo”, ressaltou.
Ao final da reunião, os diretores do Sebrae RO reforçaram o total empenho da equipe em proporcionar as melhores soluções em conhecimentos no âmbito da atuação do Sebrae, somado ao suporte técnico realizado pelo Senar RO.