Saiba se cartuchos de tinta e toners possuem validade

Publicada em


É comum e parte da rotina de todos checar a data de validade dos produtos alimentícios e dos medicamentos, no entanto, muitas pessoas esquecem ou não sabem que os cartuchos de tinta e toners também possuem validade, e a verificação dela antes do uso do equipamento é essencial.

São muitas as consequências de utilizar cartuchos e toners vencidos, a mais simples dela é o baixo rendimento e desempenho do equipamento, entregando impressões de baixa qualidade, com cores fracas e letras borradas.

Diante disso, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre a importância das datas de validade de cartuchos e do toner de impressora. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Importância da data de validade dos cartuchos de tinta e toners

A impressão através do cartucho de impressora é realizada através da tinta líquida presente no interior do cartucho, após o vencimento, essa substância é alterada, pode ficar mais sólida e até mesmo endurecer, assim como o toner possui um pó que pode empedrar. As principais consequências de utilizar cartuchos vencidos são:

  • Impressão não funcionar ou ficar com baixa qualidade;
  • Danificação da impressora;
  • Entupimento da cabeça da impressora.

As impressoras a laser também podem ser prejudicadas com o vencimento da tinta, portanto, fique atento ao fazer a compra e utilizar os cartuchos por muito tempo!

 

Quando a validade da tinta expira?

Os toners e cartuchos de todas as marcas e modelos possuem uma validade de um ano e meio, até dois anos no máximo, a durabilidade dos cartuchos e toners dependem diretamente do armazenamento e conservação dos aparelhos.

Muitas marcas e fornecedores de cartuchos de tinta fornecem a validade na embalagem ou caixinha de seus produtos, portanto, fique de olho também nas embalagens.

 

Dicas de conservação de cartuchos de tinta e toners

Para que seus produtos tenham uma boa durabilidade e não estraguem antes da data de validade, separamos algumas dicas de conservação para você seguir ao utilizar os cartuchos e toners de sua impressora multifuncional. Confira:

  • Compre cartuchos originais e de boa qualidade;
  • Armazene os produtos em lugares sem umidade e excesso de calor;
  • Cuidado ao transportar os toners e cartuchos de impressora;
  • Não toque na placa do cartucho;
  • Sempre desligue a impressora ao trocar o cartucho de tinta e o toner.