Saiba mais sobre fazer pós-graduação ead em outra área

Publicada em


Você se formou na faculdade, trabalha na área, mas está em busca de novos desafios? Alguns profissionais querem mudar de área devido a diversos fatores, sendo possível fazer uma pós-graduação ead em outro campo! Porém, é preciso estar atento a alguns detalhes para que você possa aproveitar os estudos e melhorar a sua carreira!

Quem pode fazer uma pós-graduação ead em outra área?

Fazer uma pós-graduação à distância é a saída para quem não tem muito tempo e quer aprender mais. Pessoas que estão pensando em mudar de área de atuação podem se sentir desanimadas se tiverem que passar cerca de 4 anos em uma nova graduação, não é?

Nesses casos, fazer uma pós ead é bem mais vantajoso. De acordo com o MEC, qualquer pessoa que tenha uma graduação em uma instituição reconhecida pelo órgão pode fazer um curso de pós-graduação ead em educação e outras áreas.

Portanto, o aluno não precisa ser formado em áreas relacionadas para fazer uma pós-graduação intensiva. Porém, em alguns casos, o pós-graduado não poderá atuar na área.

Quem não pode atuar na área?

Algumas profissões são regulamentadas por lei e você precisa ter o diploma do ensino superior para exercer a profissão, ou seja, apenas a pós-graduação ead em saúde e bem estar social não basta.

Por exemplo, se você é formada em pedagogia e quer fazer uma pós em engenharia civil, não será possível trabalhar com isso. Os engenheiros precisam ter graduação e ter registro no CREA para poderem atuar.

O mesmo ocorre com a pós-graduação ead em direito. Se você não é formado na área, não adianta fazer uma especialização no ramo, já que os profissionais precisam do registro da OAB.

Resumindo, é preciso escolher bem a pós que você deseja fazer para não ser em vão. Os cursos devem ajudar você a mudar de carreira em um menor tempo, investindo no seu futuro!

Posso fazer uma pós ead em outra área e não exercer a profissão?

Sim! Se o seu objetivo é apenas aumentar os seus conhecimentos, mas não mudar de carreira, é uma ótima opção! Há diversos casos em que um curso de pós-graduação ead é vantajoso.

Vamos imaginar que você seja um pedagogo e, além da pós-graduação ead em psicopedagogia, quer fazer uma pós em psicologia. Neste caso, você não vai exercer a profissão de psicólogo, mas vai usar os conhecimentos adquiridos para melhorar o seu desempenho profissional!

Pós-graduação ead ou presencial?

Agora que você já entendeu que é possível fazer um curso de especialização diferente da área de formação, vale a pena pensar na modalidade de ensino. Apesar de ser mais tradicional, o ensino presencial pode ser difícil para aqueles que trabalham o dia inteiro e possuem rotinas agitadas.

A pós-graduação online é a melhor opção para quem busca flexibilidade e autonomia nos estudos. Tenha disciplina e determinação para aproveitar o curso!