Rondonienses são os que mais pedem divórcio no Brasil

Rondônia foi o estado com o maior índice de casamentos do Brasil em 2018, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, foram 10,1 casamentos para cada 1 mil habitantes. Por outro lado, o estado também foi o campeão de divórcios do país no mesmo período.

Segundo as estatísticas de Registro Civil do IBGE, no ano passado ocorreram 13.541 casamentos em Rondônia, sendo que 3.965 deles ocorreram em Porto Velho e 9.576 no interior do estado.

A maioria das uniões ocorreu entre cônjuges ‘enquadrados’ como solteiros, representando um total de 9.046 casamentos. Entre casais homoafetivos, as mulheres representaram dois terços das uniões legais.

A pesquisa também mostrou que a média de idade com que as pessoas se casam aumentou. Em 2013, os rondonienses se casavam com 30 anos, já em 2018, a idade subiu para 32,2 anos, em média.

Em relação aos divórcios, a pesquisa aponta para uma taxa de 3,8 para cada mil habitantes, a maior do Brasil.

Os dados mostram que foram registrados 3.599 divórcios concedidos em 1ª instância em 2018. Dos casos, 2.621 foram consensuais, que condiz a 72,8% das separações. Nas separações não consensuais, 57% foram pedidas por mulheres.

A proporção de divórcios no país é uma para cada três casamentos que acontecem de forma legal.

No período entre o casamento até o divórcio, a pesquisa mostra que o tempo médio de duração dos matrimônios no estado dura cerca de 10 anos e 21% dos divórcios ocorrem com menos de dois anos de casamento.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Jaru Online – Todos os direitos reservados