A população de Rondônia é a mais preocupada em relação às finanças pessoais. O levantamento “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box, mostra que 53,5% dos consumidores locais estão mais aflitos do que em anos anteriores.
O estudo ainda analisou os métodos de pagamento favoritos dos brasileiros. O parcelamento, por exemplo, está em alta: 7 em cada 10 pessoas compram a prazo no país. Os fatores mais levados em consideração antes da compra são a disponibilidade do dinheiro em conta (27%) e a cobrança de juros (25%).
Em Rondônia, 74% dos consumidores optam por dividir valores em prestações. O crediário específico de lojas é o método mais comum de parcelamento (46%). Assim como ocorre em todo o Brasil, boleto bancário (33,5%) e cartão de crédito de terceiros (21%) também são muito procurados para diluir os valores ao longo do tempo.
A pesquisa traz ainda insights sobre organização financeira. 47% dos entrevistados de Rondônia afirmam realizar controle mensal das finanças. Os principais objetivos são economizar para um objetivo futuro (40%) e melhorar a gestão do dinheiro (38%).
Procura por crédito
O estudo da Serasa também analisou como os brasileiros se comportam quando o assunto é a busca por crédito. Em Rondônia, 53% dos consumidores afirmam ter procurado limite extra no último ano. Os métodos mais pesquisados e contratados são cartão de crédito (52%) e empréstimo pessoal (49%).
– Pesquisa inédita compara o uso do dinheiro e os hábitos de finanças pessoais nos 27 Estados do país
– 47% dos consumidores de Rondônia realizam controle mensal das finanças
– No Estado, 53% das pessoas procuraram limite extra no último ano
– De acordo com o levantamento, brasileiros procuram crédito principalmente para pagar dívidas (35%), limpar o nome (21%) e pagar despesa inesperada (19%)
– 7 em cada 10 pessoas parcelam compras no Brasil, sendo que os parcelamentos com cartões de crédito de terceiros são os mais comuns (38%)
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.
Mais informações em Serasa Comportamento e via redes sociais no @serasa.
AD Comunicação